Cultura

02-07-2008

Os posts sobre a palavra Fuck e derivados # 1, por Nicolas Rouquette

Recebi um mail de um fã (?) que tem business de aulas de vários idiomas. Não é compatível com o que aprendi ao longo de 23 anos de ensino de inglês, no Rio de Janeiro para todas classes sociais, na U.S.C. em redação para a pós-graduação estrangeira durante meu mestrado em linguística, nas escolas primárias durante 13 anos. Minha cartilha, para quem se interesse em aprendizagem de línguas, está no site do Dr. Stephen Krashen, no Anarchic_Universe.

O Krashen é genial. Entre outras coisas que prega, a leitura é indispensável, a motivação intrínsica, o aprendizado através de respostas físicas, o cara é genial, mesmo. Pena que muito do que escreve é citado sem ser lido. O link do site mostra em português uma síntese dos elementos de sua teoria e uma foto do meu melhor professor universitário.

O Universo Anárquico® tem leitores de fina sabedoria, intelectuais a quem devo muito respeito. Não sou intelectual, sou muito escrachada para tal. Há os óbvios- ululantes, o Professor Avelar, o Milton Ribeiro, o
Poeta Laureado, minha responsa é muito grande para apresentar uma série de posts sobre a palavra FUCK.

Comecei por ler um dicionário enciclopédico. São 32 páginas de Fuck e expressões relacionadas ao Fuck. Hoje posso dizer que a palavra tão com cara germânica, em verdade, em verdade vos digo, vem não só de línguas germânicas mas também do francês foutre. Com certeza não deriva de acrônimos, não é uma composição de F.U.C.K. Seguiremos em breve na telinha mágica do Universo Anárquico® !

17-06-2008

Por quê Obama seria revolucionário?, por Nicolas Rouquette

Meus amigos:

A partida preliminar parece que terminou. Hillary( mas que pandeiro, minha filha!) perdeu. Segundo em competição de dois é último.

Barack Obama venceu com a estratégia simples de lançar-se de líbero. Jogou no meio-campo, à la Zagalo, fingindo ser ponta esquerda. Meus amigos: Zagalo nunca foi ponta esquerda. É da Tijuca, o bairro mais reaça do Rio, das donas-de-casa professoras casadas com militares. Tudo viúva do Lacerda e da UDN.

Vocês sabiam, meus amigos, que foi a Hillary quem indiretamente iniciou a legalização do casamento entre homossexuais?  SIm, há alguns no futebol, mas isso é passado ou crônica do meu amigo Nélson Rodrigues, com aquela estória do ladrão boliviano.

Se Barack Obama era de esquerda, que estava fazendo indo ao serviço da igreja do reverendo Wright? Hein?

Tivemos o Jesse Jackson com sua coalizão arco-íris, que beleza! Pioneira teria sido Hillary Clinton.  A primeira mulher presidente dos EUA.

Só que o "se" não joga. Se ele jogasse o nosso Botafogo teria sido campeão e eu, João Sem Medo, teria acertado um tiro no pandeiro do Manga quando o Bangu ganhou do Glorioso .

E o resto é vida que segue.

Boa noite.


16-06-2008

Linque: Mandar o Homem a Marte? Ray Bradbury e mais, por Nicolas Rouquette

O post do Obvious sobre um carrinho para os astronautas usarem em Marte está dando altos comentários. A questão que o post gerou foi sobre a possibilidade ou mesmo a viabilidade, ou ainda, o por quê de colocar um astronauta em Marte. Até o meu marido deixou seu comentário. O Dr. Nicolas F. Rouquette trabalha para o Jet Propulsion Laboratory, responsável pelas missões sem gente: os robos que foram a Marte, o Cassini, que chegou a Júpiter, e o Deep Space One, que só parou porque acabou seu combustível, íon.

A leitura deste post do Obvious vai além de audiência fissurada em ficção científica. Aliás, fomos a uma livraria  quase
ao lado de um cinema histórico, O Alex Theater, em Glendale, em março de 2003. O meu ídolo de adolescência estava assinando livros. Chama-se Ray Bradbury. Tem oitenta e sete anos. Sua risada é tronituante como uma tempestade daquelas:

-- Ho! Ho,ho, Ho!

Estávamos às vésperas da invasão do Iraque, feita em nome da democracia. Sei que a invasão foi no dia seguinte à lua cheia de março de 2003 para que as tropas tivessem maior visibilidade. A revista que publicou isto foi a New Yorker, um ano antes da invasão.

Além de rir como trovoadas, Ray comentava sobre os assuntos do dia e assinava os livros,  à medida em que comia nachos (
pedaços de tortillas fritas cobertas com queijo Cheddar.) O grande pioneiro da ficção fantástica precisava de um babador. Estava gordo. Nos anos sessenta era bem bonitão. Sua mente continua afiada como navalha. Disse que a ONU deveria tomar conta do problema do Oriente Médio. Perguntamos sua opinião sobre o homem em Marte. Se deveríamos mandar missões com gente pra lá.
O criador das Crônicas Marcianas disse que era contra. Uma grande surpresa para nós. O que sei é que esta coleção de contos é uma de suas obras mais famosas. A minha obra favorita do Ray Bradbury é o romance Fahrenheit 451 (a temperatura em que o papel pega fogo.) O filme é do François Truffaut; é imperdível. O romance saiu de um conto curto chamado "The Pedestrian."  Cliquem para lê-lo na íntegra. Ray Bradbury se inspirou na paisagem urbana do San Fernando Valley, que é bem uniforme, repeteco de casas iluminadas pelo azul da luz da televisão.
Ray Bradbury ficou viúvo mas sobreviveu à morte da esposa. O Oskar Werner morreu de ataque cardíaco logo depois da morte do seu grande amigo François Truffaut. Ambas mortes foram temporãs, suas obras são imortais.

E assim passamos o  dia dos pais dos EUA: um pouco de computador, uma lauta refeição orgânica, mais um artigo para fechar o dia com chave de ouro. Ajudamos o Mini-Me a ensaiar seu projetinho de química para amanhã. Vou ver se acho uma foto dos dois no dia dos pais de 2007, acho.

À demain!
Gabi_n 

15-06-2008

Hoje é dia dos pais na Gringolândia, soooo..., por Nicolas Rouquette

Hoje é dia dos pais aqui nos EUA. Logo, estamos preparando almoço, são 12:30 p.m. Mais tarde ele, Nic, vai retornar para teclar para a sua amante e eu volltarei ao meu trabalho. Ou não. Curtam o dia. Beijos.Narciso_21107

01-06-2008

Yves St.Laurent ; morto aos 71 anos, por Nicolas Rouquette

Yves St. Laurent foi um nome de sonho na minha adolescência. O costureiro chic, de Catherine Deneuve, louro de óculos, quisera ter sabido mais sobre ele.

Recebi a notícia via Alerta do NYTimes. Ache este link no Google fr. Abram e curtam. Quem estiver no Canadá aproveite para ver ao vivo a maestria do maior costureiro dos anos sessenta em diante. O link é vivo, é só clicar.

http://multimedia.cyberpresse.ca/ysl/index.html

Até mais!

09-05-2008

Sacam de Psicodelismo? Confiram, por Nicolas Rouquette

13-04-2008

Tropicália: tudo que você gostaria de saber, por Nicolas Rouquette

Confesso que fiquei muito pau da vida quando o meu ost quase completo sobre o outro candidato democrata perdeu-se nesta nova versão do Firefox, aparentemente forever.

Não compreendo como cantam de galo de véspera. Nem ele nem Hillary têm ou terão, aparentemente, a maioria do partido ainda. Ela já apregoou que vai lutar até o fim. Na Pennsylvania, terra do meu pai, declarações do Obama sobre as cidades pequenas dos EUA repercutiram muito mal. A declaração dele sobre os custos elevadíssimos das universidades particulares foi uma porrada desnecessária naqueles que o apoiam fervorosamente, os jovens. Não são eles os que trouxeram os custos de unidade/crédito de menos de quatrocentos dólares para mil e caquerada. Enfim, o "eleito" começa a falar besteira.

Este era meu post que se perdeu com este Firefox novo que Mini-Me instalou. Entretanto quero deixar aqui um link que recebi muito legal. Espero que curtam e leiam e ouçam tudo. É sobre o movimento artístico e político Tropicália. Aqui vai o link, ao natural, para que o passem adiante. Tina Oiticica Harris agradece.

http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/index.php

09-03-2008

E quem não usa verde no dia de São Patrício?, por Nicolas Rouquette

©Tina OIticica Harris- fotos e texto do Universo Anárquico®

Nos EUA, para fazer de conta que não somos racistas, temos os dias de certas etnias celebrados com mais alegria que nos países de origem. Dia de Colombo, São Genaro, e assim vai. Assim é com  o Cinco de Mayo, a revolta dos indígenas liderados pelo padre Hidalgo contra os franceses, onde um tatará-algo do meu marido morreu à beira do rio em Puebla. Outro grande dia mexicano é o da independência, 16 de setembro, proclamada pelo Benito Juarez: -- El respeto al derecho ajeno es la paz. E o menor mês do ano gregoriano é o mês dedicado aos Afro_Americanos.

Acho que a batelada de perguntas sobre o dia de São Patrício só pode ser de várias pessoas que se amarram em determinados irlandeses, como o Daniel Day-Lewis, que se diz irlandês. Então façam assim. Encontrem o belo ator, sem que estejam usando verde. Aproveitem o horário noturno, onde todos os gatos e gatas são pardas e os irlandeses estão embriagados. Acerquem-se do Daniel Day-Lewis, graças aos céus sem aquela minhoca negra sobre seu lábio superior e no mínimo vocês levarão um beliscão: SPOILER -- 
No máximo ele vai clique chupar seu milk-shake  clique e jogar boliche com você.clique END OF SPOILER.

A Irlanda está na moda. Não sei bem o quê é. O blog de música irlandês onde comento, Nialler 9, o Nial é mais chegado em hip-hop. Agora começou a dar um destaque à música psicodélica, tipo Os  Mutantes, Fiery Furnaces. Meu amigo que segue tudo que está por dentro em NYC disse que ele também curte música psicodélica.  Então vou  deixar um video de "Tropical Iceland" composição e performance dos Fiery Furnaces.
Como sempre, amanhã há nossos links del.icio.us. de música a tech. Chega de bloguices, vocês não acham?  Lembrando que sempre se pode dar uma forcinha a um blog totalmente independente, inclusive de MSN. Assinem, promovam o blog Universo Anárquico, o único, ao que parece, que não é xiitinha, de alguém que levou gás lacrimogênio e padeceu nas salas de aula durante 23 anos. Se quiserem levem o banner também. Só não levem minhas pregas. Por favor. E para meus amigos Flamenguistas, aí vai. Cliquem, por favor.

11-02-2008

Curitiba Literária - Dia 12/02 - Vamos lá!, por Nicolas Rouquette

Recebi o convite mas não posso ir. Deverá ser um chuá esta noite literária de lançamento da revista Abrelatas,em formato PDF, com direito a música, drinques e comidinhas do Wonka Bar, entrevistas, e tudo mais que possa haver neste finzinho de férias na cidade planejada pelo Jaime Lerner. Quem sabe a _Maga, do Metamorfose Pensante vai lá e conta pra gente?

Aqui está o link que recebi. Confesso que tive vontade de ir. Cliquem abaixo. http://curitibaliteraria.multiply.com/reviews/item/58

Não se esqueçam dos nossos links deliciosos abaixo. Tenho um conto no cu da agulha mas só amanhã, que vou dormir; o boteco aqui fecha cedo. Chama-se "Climatério". É meu, ué?

13-11-2007

Pára o trem que quero descer - Greves francesas, por Nicolas Rouquette

Lafrance Fui surpreendida por um desses Alertas Google, um que resolvi abrir, e descobri que a França está quase de pernas pro ar, certamente sem trilhos ou sistemas universitários.  O Paulo Osrevni, que vive em Paris, seria a pessoa mais indicada para uma opinião abalizada sobre  sanguinolento povo francês, vide a queda da Bastilha e guilhotina para todos, inclusive o Dr. Guillotin, a letra da Marseillaise, em cujos campos os sulcos estarão empapados de sangue e o merdelê que Sarkô conseguiu arrumar em poucos meses de governo.

Primeiro foi a questão do ADN de descendentes de habitantes na França das ex-colônias. É um insulto querer submetê-los a testes para ver se são legítimos descendentes dos refugiados da miséria ou guerras coloniais.  Depois do passo em falso, lá vai ele fazer reparações e dizer que não é bem assim. Se amarra em viagens, o Sarkô.

No caso das greves conjuntas de metrôs, trens, gás e eletricidade, prometidas para o dia 14, daqui a algumas horas, o motivo das greves é a reforma das aposentadorias.  Será que o Sarkozy não percebeu que a França não é USA, onde as férias são de uma semana, com sorte?  A Sigolène, minha candidata pelo partido socialista, está bancando a moderada contra o sindicato dominado pelos estalinistas da CGT, traídores do movimento de 1968.  Espertinha, diz que não é legal atacar assim de sola o presidente Sarkozy.

Enquanto isso, várias universidades estão em greve, algumas ocupadas pela polícia, como Nanterre. Os estudantes lutam pela derrubada de uma lei contra a autonomia universitária, com apoio dos professores e funcionários.

Naturalmente que é exagero meu chamar a situação francesa de Iraque. Entretanto, não é inacreditável o número de situações escrotas que o homem aprontou em menos de seis meses? Se não é o Iraque é o Bebê de Rosemary, podem crer. Aqui o calendário das greves de novembro. Clique.

Agora é hora de chamar aquela gata ou gato para ajudar na tradução do  noticiário do venerável Le Monde.  Curtam o modus vivendi francês nele e no Liberation, mais radical, enquanto vou dormir para estar fresquinha para os comentários desta odisséia. Para completar o dia dedicado aos nossos amigos gauleses, que tal assistir ao clip do filme do François Truffaut, Jules et Jim, onde a bela Jeanne Moreau canta para seus dois amores. Legendas em inglês.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll

    >