« links for 2008-06-11 | Main | links for 2008-06-12 »

11-06-2008

Vinicius de Moraes - o maior diplomata do Brasil, por Nicolas Rouquette


Estou ouvindo de novo o LoveLife da Luciana e André Marmota. Este podcast sobre o Rio é imperdível. O grande senão é que eles vieram ao Rio quando o Botafogo jogou uma partida decisiva e perdeu. Acho que são pé-frio os dois. Por favor poupem o Glorioso da Estrela Solitária, meu, do Garrincha e do Vinicius.
Luciana, que é da Amazônia, é fã de carterinha do Vinicius de Moraes. Para mim é uma sensação estranha porque ele vivia quando eu era adolescente. E mais, vi o Vinicius em "mangas de camisa", diria assim minha mãe, quando ele se apresentou no Instituto de Educação com o MPB 4, em 1967. O Poetinha assinou meu livro de inglês. Perdi o livro ou o daria para a Luciana. Acho que ele deve ter adotado na época o costume francês de não usar desodorante.
Não foi na adolescência que curti a poesia do Vinicius de Moraes. Gostava de ler suas crônicas no jornal, qual deles? especialmente uma sobre a sua filha Georgiana, fã do Beatle Paul McCartney, o qual foi muito bem qualificado de Beatle de boquinha de chupar ovo.

Vou ao médico e volto já-já. É uma dorzinha de cabeça renitente. Volto mesmo. Distraiam-se com o LoveLife. Voltei. É sinusite e a otite é otite mesmo. Estava grilada porque depois da hidrocefalia a gente fica achando que tudo é hidrocefalia.

Eu era muito panaca e C.D.F. Fomos à Bahia (Salvador), as meninas do Santa Pústula. Aí, as avançadinhas arrumam uma visita não sei aonde que terminou em uma boate. Nunca havia pisado em clube, muito menos sem permissão dos meus pais, e nem conhecia os rapazes. Isso foi em uma praia deserta naquela época. Começou a tocar "I Started a Joke" dos BeeGees e eu comecei a chorar. Todo mundo veio embora muito arreliado. No carro um dos carinhas recitou um vinicius com aquela voz de cana rachada, fiquei mais pau ainda. Como sei que era poesia do Vinicius de Moraes? Bom, eu não lia poesia xaropinho de amor mas conhecia alguma coisa, não é assim, também.

Ligaram para o meu quarto n odia seguinte, alguém pedindo para falar com a Oiticica. Atendi, e a voz me perguntou se eu sabia onde iria. Surpresa, resond que não sabia. A voz me disse: -- À merda! -- e desligou. Soube através da telefonista de qual quarto vei oo telefonema. Nunca soube a autora do impropério. Bem feito, não é?

Vinicius de Moraes cresceu na minha estima à medida que envelheci. Nunca bati boca com Mommy sobre ele. Ela achava-o o fim da picada por beber, não respeitar o Itamaraty, essas coisas de funcionária quadrada. Quem fosse levar minha mãe a sério acharia que eu nasci do mistério da Imaculada Conceição.

Considero o Poetinha o maior diplomata brasileiro de todos os tempos. É simples assim. O Barão do Rio Branco pode ter conquistado terras para o Brasil. Vinicus de Moraes conquistou povos do mundo inteiro com as suas canções de tantos parceiros.

E aí, galerinha, vamos nessa? Elis é quem manda.



Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00e5534b99478833

Listed below are links to weblogs that reference Vinicius de Moraes - o maior diplomata do Brasil:

Comments

Luciana

Hahahahahahaha! Tina, não somos pé-frios, vai... hahahahahaha!
Como que você perde o livro que me daria, hein??? :P
Brincadeira a parte, puxa vida, agora fiquei chocada em saber que o Vinicius não usava desodorante... :/

tina oiticica harris

Isso é que é. Post nem terminado e comentários a postos. Luciana, sua risada escrita é igual à do podcast. Acho que cheiro de budum é muito natural e totalmente aceitável. Não gostaria de estar n ometrô em Paris no horário do "rush" mas cheiros do corpo são maneiras de mostrarmos que somos humanos e não máquinas. Convenci-te?

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll