The Bee Gees - E as bandas B dos anos 60-70, por Nicolas Rouquette
Um lance que só é das bandas B dos anos sessenta é a incrível harmonia vocal que possuíam. Falo das bandas de irmãos: os Bee Gees e os Beach Boys; e dos quase irmãos, os Beatles. Em vez de passar a noite procurando tu ou experimentando sentar que é de menta ou chupar que é de uva (me disseram que a última é a canção do Fluminense), passei a noite ouvindo e vendo videoclips dos Bee Gees.
Acontece que chorei muito ouvindo músicas dos Bee Gees. Não sei se são conhecidos no Brasil como foram no final dos anos sessenta, em sua primeira fase, de canções românticas. Juntavam-se as meninas do Instituto de Educação lá em casa para escutar "I Started a Joke" na penumbra e chorar.
Os Beach Boys já foram minha onda aqui na Grande Los Angeles pois epitomizam -- são um resumo das partes essenciais-- a liberdade das vias expressas, dos convertíveis e das praias.
Os Beatles foram minha paixão juvenil sem competição. Em 1967, minha festa de quinze anos, um rapaz do prédio me falou do Eric Clapton. Quase levou uma traulitada na cabeça. Meu Beatle era o George Harrison.
Lembrei-me de tudo isso hoje porque foi o aniversário do meu sobrinho querido, o meu amorzinho, que virou casaca para ser Flamengo. E por acaso me bateu essa estória de dia dos namorados, dia que detesto, odeio por vários motivos. Bateu mal como gotas de fel.
Ninguém pode dizer em sã consciência que saiu de uma separação sem cicatrizes. Mentira. Sempre resta o sentimento de fracasso, lá no fundinho ou no rasinho mesmo. Mesmo que o seguinte seja melhor, mesmo que a vida com o outro tenha sido uma droga, mesmo que ele tenha sido um pulha, é fel.
Talvez o dia tenha sido mais emocional, não sei. Meu Botafoguense vira-casaca está casado há dezenove dos seus 35 anos. Li tanto sobre relações hoje. É bom estar solteiro com a possibilidade de companhia. Minha cabeleireira japonesa tem um namorado assim. Sem compromissos. Um "cobertor de orelha" ocasional. Em nome do meu passado "Klute, seu passado condena," vão aí as três bandas marcantes do grupos B. É só clicar nos linques.
Bee Gees -- fase chororó
Bee Gees -- fase disco
Beach Boys - autopistas, convertíveis, praias, mulépelada
Beatles - As músicas mais influenciais dos anos 60. Vou escolher pela harmonia vocal, valeu, galerinha?
Sphere: Related Content
Comments