Eu apóio: e vocês?, por Nicolas Rouquette
Lançamento do livro de Ana Luiza Flauzina no Rio de Janeiro
Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro, de Ana Luiza Flauzina, é uma publicação da editora Contraponto, que será lançada no Rio de Janeiro.
O livro é o resultado da dissertação de mestrado de Ana Luiza Pinheiro Flauzina defendida na Universidade de Brasília, em 2006, e trata da questão do sistema penal brasileiro como um instrumento fundamental para a consecução do projeto genocida de Estado dirigido à população negra, em pleno vigor nos dias atuais.
Data: 26 de junho - quinta-feira
Local: Kitabu Livraria Negra - Rua Joaquim Silva N. 17 - Lapa - RJ (Ponto de referência, esquina com a Rua da Lapa)
Horário: a partir das 18:30, com uma breve comunicação da autora.
Tomamos o racismo como uma doutrina, uma ideologia ou um sistema sobre o qual se apóia um segmento populacional considerado superior, por causa de características fenotípicas ou culturais, a fim de conduzir e subjugar um outro, tido como inferior. Além de todos os aspectos presentes na definição, destacamos expressamente o caráter desumanizador inscrito na concepção de racismo. Em última instância, o racismo serve como forma de catalogação dos indivíduos, afastando-os ou aproximando-os do sentido de humanidade de acordo com suas características raciais. Essa peculiaridade faz dele uma das justificativas mais recorrentes nos episódios de genocídio e em toda sorte de vilipêndios materiais e simbólicos que tenham por objetivo violar a integridade dos seres humanos. (Ana Luiza Pinheiro Flauzina)
Apoio: Instituto Carioca de Criminologia
Realização: Editora Contraponto e Livraria Kitabu
Comentário meu: Imaginem se o Brasil acabasse com seu racismo?
Cliquem aqui. Imagine.
Sphere: Related Content
Oi Tina, fazia um tempão que não comentava por aqui.
É quase que um endosso e não um comentário.
Vivo dentro de uma faculdade de Direito, uma faculdade de Direito particular e que fica no Estado mais racista do país.
Presencio demonstrações de racismo, sejam elas pelas costas ou na frente de colegas negros que simplesmente já aconteceu de chegar ao ponto de em casa não acreditarem mais em boa parte das verdades/absurdos que eu conto.
O sistema penal brasileiro não só é racista como é machista e conservador a lá anauê, é o canil de pit bulls raivosos do Direito.
Vou dar uma conferida mais a miúde em cima do que escreveu a Ana Luiza, me parece da maior relevância que esse assunto seja trazido a baila.
Abraço!
Posted by: Sérgio Ribeiro da Silva | 27-06-2008 at 02:02