« Rosas para mamãe 2 | Main | links for 2008-05-11 »

11-05-2008

Um amor fugaz, por Nicolas Rouquette


Um amor fugaz

"Todo amor é eterno. Se morre, não era amor." --Nelson Rodrigues

Uma senhora distinta, bonita, até. Educadíssima, endinheirada, bem-situada na vida carioca. Conheci-a nos anos 80. Susana era prática. Casada com um grande companheiro de viagens, percorriam juntos a Europa. Já havia visto pobreza de espírito. Agora, trintona, com mania de dieta, tinha resolvido praticar seu inglês. Queria compreensão auditiva e conversação. Passamos as matérias que eu estudava no Cambridge-by-the-Bay juntas.

Minha técnica de compreensão auditiva não tinha erro. Aprendi a transcrever letras de músicas, com seus inevitáveis virunduns, no tempo distante dos gravadores "portáteis" de seis botões. Voltava a fita cassette até acertar. Ou errar e pedir ajuda.

Estudamos Albee, Tennessee Williams, Samuel Becket. Oscar Wilde. Conversávamos sobre assuntos da pauta do dia. Susana tinha o tato de não dar palpite político. Sabia que eu era Libelu e ela "Vassourinha",  eleitora do Lacerda e Jânio.

Um dia, quando voltei para o Brasil durante minhas férias de verão, de junho a agosto, encontramo-nos em um restaurante lindo, histórico, à beira da
Praça Quinze. Durante o almoço de lagostas gigantes que não existem mais, confessou-me que estava apaixonada. Atônita, aguardei detalhes. É verdade que sou verborrágica; contudo, presto muita atenção no que me dizem. Nunca me esqueço.

Praguejei para dentro de mim mesma. Era um homem casado. Ela também. Que desepero nesta paixão fadada ao incerto de encontros em motéis, ao começar de novo. Que dizer? Acertastes se dissestes que não dissesse nada. Entrei muda e saí calada.

Revi Susana alguns anos depois. O "amor" semelhante a chuvas de verão havia terminado. Seu marido estava morto; ela vazia. Arrasada e nunca mais arribou.


Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00e55233ce2f8834

Listed below are links to weblogs that reference Um amor fugaz:

Comments

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll