Menos saudade do Brasil, por Nicolas Rouquette
Universo Anárquico® ,de Tina Oiticica Harris, © foto e texto, 2008.
A saudade do Brasil é diretamente proporcional ao meu poder aquisitivo e inversamente proporcional à bisbilhotice alheia. Se eu acreditasse deveras em reincarnação, diria que estou recebendo o espírito do Nélson Rodrigues. E do João Saldanha, simultaneamente. Nélson era obsessivo e cego, quase. Saldanha via longe.
Não solicito os dados de amigos, se suas casas estão quites, quantos(as) amantes. Entretanto, a curiosidade do achismo é infindável. O termo "achismo" é de Fernando Sampaio. Aí do lado.
E o mais gozado para mim é brasileiro torcendo para o Barack Obama. Vamos lá, gente fina. Vocês acham que ele vai mudar a política externa USA ? Tenham a santa paciência.
Voltei há pouco para casa. Caí da cama uma hora da manhã de domingo para segunda. Fui caindo, caí. Veio um bando de gente da emergência telefônia. Vi-me com um black Irish lindo em cima de mim. John. Lindaço.
Não era o meu dia. A doutora que veio me fazer perguntas o fez de madrugada quando finalmente o rivotril bateu. A enfermeira de sete e meia até sete da noite deve ter um trabalho de horas extras como dominatrix. Putz, que guria má. Ela entrava no quarto, anunciava sei-lá-o-quê e saía. Mãe de recém-nascido. Uma dessas que vai fazer enfermagem como tantas outras fazem educação: a perspectiva do dinheirinho lá no final do mês, seguro, estabilidade. Melhor que isso, só ser Miss Cangaíba, como diz o Marmota.
Horas querendo fazer pipi eu e ela fazendo chantagem: -- Ande comigo no corredor que você vai ao banheiro fazer pipi. Só que não consigo andar.
Perdi minha paciência, disse-lhe umas poucas e boas e ela não voltou mais.
Não acabou. O chefete da Emergência errou a punção lombar e acertou foi no meu nervo ciático, o mesmo que já está ferrado há uma semana. Quatro vezes errou. Uma a mais que Pedro, naquele papo na Bíblia.
Dei uma dura no Ph.D. da casa para que volte logo. Minha pele ficou enfarinhada no hospital. Tenho nojo de doenças de pele desde Ben Hur.
Entretanto, nem tudo são flores, nem tudo é desgraça. Umas flores pra vocês. Símbolo da California, a golden poppy, pois o estado mais bancarroto do país é o "Golden State." A flor símbolo da França, o coqueliquot, está em extinção. É igual, só que de um vermelho-alaranjado. Minha mãe, sempre sábia, dizia, "Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. Até +!
Sphere: Related Content
Comments