« links for 2008-03-24 | Main | links for 2008-03-25 »

24-03-2008

Dona M. e sua filha, por Nicolas Rouquette


Ground Estávamos nos anos sessenta, todas com quinze anos ou dezesseis. Em Copacabana conheci uma senhora alemã, que tinha uma filha única. Em pouco tempo de papo, ou talvez porque eu fosse mais paciente que hoje, a senhora me contava de suas dificuldades para ter filhos, de como teve esta já em idade avançada, e pior, de como perdeu uma gestação depois de andar a cavalo; o feto saiu aos pedaços, segundo ela.
Não só era falastrona, verborrágica. Era uma coleção completa das Seleções e do Natural  Geographic. Além disso, era fã do Bob Dylan e dos Beatles. Filha e mãe tinham cada qual sua coleção de revistas e discos.

A filha era alta, branca, de olhos de gata, verdes. Tinha pernas longas que metia em botas de cano longo. Fazia um gênero. Seus estudos no colégio católico nunca foram longe. Seus namoros tampouco. Sei lá, tem gente que nasce sem muita sorte.

O apartamento ficava cheio de Beatlemaníacos duas vezes por semana. Eram tardes regadas a música, papo furado, exibição de discos, revistas, sanduíches e a agitação frenética de dona M. O apartamento tinha toda a mobília de tempos melhores, em um sala-três quartos no Jardim Botânico. Neste, em Copa, as divisões eram através de cortinas. Na sala havia um belíssimo divã para seis pessoas, em curvatura ameba, com pés que teminavam em ponta, verde musgo. Moderno, claro.

O tempo passa implacavelmente para todos. A gata alemã não deu mesmo sorte. Seu pai morreu. Sua mãe passou anos sofrendo de demência que só a música acalmava. Sem educação ou curso profissionalizante, a gata tomou conta da mãe e depois, depois.

Esta é uma historieta que o Nélson Rodrigues contaria bem melhor que eu. A moral dela é simples: estudai, estudai. Na época eu não era popular, talvez fosse c.d.f. demais ou fosse tímida e vista como sebosa. Não importa. A educação abriu as portas da sociedade para mim. Estudai, estudai. Esta historieta me veio à mente porque há um barulho de purificação dágua que não me deixa dormir; lembrei-me de Sra. M. e de sua filha porque é aniversário da filha em breve. Algumas flores para ela.Flor_lils


Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00e55183f6148834

Listed below are links to weblogs that reference Dona M. e sua filha:

Comments

Ana

Belíssimas flores... Excelente causo... A se pensar.... E refletir...
Honradíssima por ter lembrado do Caê... Aquela música é demais!
Beijão, Tina.

Flavia Nogueira

Estudai! Amém! Amém.

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll