« links for 2008-03-06 | Main | E o tecktonik? Já chegou no Brasil? »

06-03-2008

Análise de conjuntura Parte Dois, por Nicolas Rouquette


Há alguns dias, lá pra baixo do blog, escrevi sobre o movimento estudantil nos anos setenta. Esqueci-me completamente das divisões dos trotsquistas. Trótsky, o general das guerras russas e soviéticas, excelente escritor, amigo das artes,que morreu assassinado no México porque o Stalin era um invejoso.

A maioria dos "chamados países comunistas" fez revisionismo quando Stalin morreu de morte morrida e foram revelados os horrores cometidos pelos seus seguidores. Os países que se abstiveram de fazer revisionismo foram a China e Cuba.

A piadinha sobre o trotsquismo é assim: Um trotsquista, uma tendência, dois trotsquistas, um partido, três trotsquistas, um partido e uma tendência, quatro, um racha, dois partidos. Na época do  M.E. havia a Libelu, a Convergência Socialista, os Posadistas e muitos mais. A Libelu tinha suas raízes teóricas na França; A CS na Argentina, acho, e os posadistas, dizem, acreditavam em disco voador.
Estou com a maior ciática. Volto logo mais. Deixo aqui uma banda de rock russo, de verdade. A rosa vermelha é símbolo do Partido Socialista(vendidos!) francês. A banda russa se chama SLOT e o nome da música é Duas Guerras.

Red_rose_antique


Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00e550a28b2b8833

Listed below are links to weblogs that reference Análise de conjuntura Parte Dois:

Comments

hazzamanazz

Eu nascí em 1970, então peguei uma boa parte dessa picuinha, embora, um pouco mais leve (com exceção de 82 a 84, onde parecia que a coisa iria probrejo mesmo, não?).

Meu padrasto é dessa época, ele é professor de História e sempre abominou essa besteirada comunista toda, ele é anarquista (por tabela, também abomina a direita).

Quando começou essa coisa de se dividir entre trotkistas de direita, esquerda, liberais e outras obscenidades, ele criou "A Revolução dos Garfos de Vladvostók", que foi feita pelos russos que passavam fome na tal citada cidade.
E não é que os bocomocos - a gíria é só para quem entende, gurizada :P -, tanto de esquerda (a Revolução foi para o povo), quanto de direita (estão vendo, as condições comunistas são horríveis, gente passando fome!) cairam como patinhos!!! o.O

Não é a toa que a esquerda me chamava de fascista e a direita de comunista. ;)

[ ]'s

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll