« links for 2008-02-23 | Main | links for 2008-02-24 »

23-02-2008

...And the Oscar goes to..., por Nicolas Rouquette


Daddymetal85algonquinDomingo pede cachimbo e não domingo "pé de cachimbo" como pensei durante muitos anos.  Explicação? O cachimbo era um símbolo de paz e calma para o domingo em uma época em que ninguém trabalhava aos domingos.  Havia tempo para preparar o cachimbo, limpá-lo cuidadosamente e nele pôr um fumo especial para inebriar os netinhos. E naquele tempo, assim era a noite do Oscar.

Na minha família assistir ao show do Oscar era um ritual de todos nós. A gente tirava o som da TV e ouvia o show no rádio. Daddy não suportava o  Johnny Carson e compreendo. As piadas do Johnny Carson eram da Hollywood de um tempo em que já vivíamos no Brasil. Meus pais gostavam de "I Love Lucy" e "The Honeymooners" e do Bob Hope. Noite de Oscar era hora de reconhecer os  grandes astros de então e compará-los.  Daddy via um, tipo, o Robert Mitchum, com seus olhos baixos de maconheiro de carteirinha e papadas  de bebida, virava-se para a gente e dizia:

-- Phew! Is he old! He looks like he's my grandfather. Huh, Zefa?

-- Cala a boca, Har', quero ouvir o Fulano.

Liz Taylor e suas fases sanfona, gorda/magra/gorda/magra e trocentão de maridos era prato para Mommy, leitora assídua de Screenplay e outras revistas pré-People. Mommy sabia de cór a lista dos maridos, dos filmes e tudo mais sobre a Liz. Salientava que ela era inglesa, suas enfermidades, e suas estórias com o "beberrão" Richard Burton. Mommy gostava da Debby Reynolds, do "SIngin' in the Rain", injustiçada pelo marido, que a largou e tal. Uma pixie (bonitinha) e mãe da futura Princess Leia do "Guerra nas Estrelas". Aí era vez de Daddy mandar Mommy calar a boca:

-- Zefa! For crying out loud!

Som do  radinho a transmitir lá de Los Angeles a cerimônia. Mommy me levava aos filmes que achava que faziam parte da cultura cinematográfica. Foi assim que vi e chorei durante sua exibição o "West Side Story". Desculpem mas não sei o nome dos filmes em português. Estou esquecida. O filme foi em parte a razão pela qual Mommy decidiu empacotar e voltar pro Brasil. Eu era morena e parecia nos olhos dela uma porto-riquenha. Nosso bairro inteiro foi para New Jersey, no fenômeno urbano chamado de "white flight."

O cinema era paixão de Mommy e é minha também. Vi desde os filmes super-"cafonas" aos da Geração Paissandu  aos pós-modernos. Se tenho dicas para amanhã? Tenho sim. O filme dos irmãos Cohen. "No Country for Old Men". E técnicos para "There Will Be Blood." Atriz tem que ser a menina de "Juno."

Preparem suas festinhas de Oscar© com salgadinhos de baixo teor de sal. O guacamole de uns posts atrás é excelente para limpar seus sistemas. A gordura do abacate é do tipo colesterol bom pra saúde. O sal faz as pessoas incharem. O álcool só vai dar bandeira para os que têm que bater ponto na segunda-feira. No Brasil há tantos frutos que sucos e vitaminas são uma possibilidade. E água Lindóia.

Pequenos aperitivos, sem frituras, pouco sal, sucos aguados, pequenas porções  em boas quantidades porque avareza e festinha não combinam serão parte do sucesso do evento de vocês.

Se não gostaram das sugestões, emborrachem-se e inchem bastante. Aí quero ver qual ninfeta ou efebo vai dar bola para um de vocês ou se vocês poderão se comparar favoravelmente com os bofes e estrelas na TV amanhã.

Os links de amanhã es†ão cada vez mais ricos porque amanhã  tenho que dormir para  agüentar a maratona do Oscar. Aqui vai ser o dia inteiro, com interrupção para noticiar sobre os gêmeos da Jay-Lo, menino e menina, três quilos cada, ai! E outras coisas menos importantes como a falta de touché dos xiitas obamistas e o próprio.

Segunda estamos de volta, com o chapéu estendido ao Brasil, que passou de devedor a credor. Ah! Tine Araújo está em uma blogagem coletiva contra o plágio. O link está aqui. Clique. Dou força. É tão simples citar a fonte.


Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00e55083d6f38834

Listed below are links to weblogs that reference ...And the Oscar goes to...:

Comments

drika

nossa! deve ser muito legal um "evento" desse em família!
na minha era o carnaval.
muitos aperitivos, refrigerantes, não me lembro de álcool pois era criança, mas ficávamos todos na sala, eram montados "tendas" pra passar a noite e ver todas as escolas desfilando. muito legal!!!

beijos e boa diversão!!!

Gabriela

É interessante esse poder de atração da cerimônia do Oscar. Todo mundo aposta, acompanha, quer ver os filmes... :)

tina oticica

Drika:

Nós também víamos as escolas em maratona televisiva. Quando pequena, o Salgueiro descia do morro a pé e a gente ia pra Praça Saenz Peña pra ver, ou ia até a Avenida ver antes do desfile. Vi as escolas no Sambódromo duas vezes, já como "turista."É o maior espetáculo da terra.
Obrigada pela visita.

tina oticica

É Gabriela:

Oscar é que nem futebol. Não havia pensado neste paralelo mas deve ser o por quê das pessoas assistirem a este espetáculo chato padedéu sem entender as piadas. É torcida pelas estrelas.
Neste moemnto ainda estou feliz: o Botafogo vence de um a zero. Se ganhar, além do Flamengo ser vice, o Botafogo é campeão da cidade do Rio de janeiro, o primeiro passo para campeão estadual.

Lia Drumond

Eu nunca me preparei para assistir ao Oscar. Na verdade, nem acompanho frenéticamente os lançamentos no cinema. Fiquei com vontadinha... Beijos, querida.

Ukyo

Sorry, still goin' for Obama =|

Família rica é outra coisa. À época, a minha passava batida e... no dia em que meu pai dissesse anythin' like "for crying out loud", seria uma decepção viadada incrível.

E a guria de Juno não leva... infelizmente =|

tina oiticica

Lia:

Obrigada pela vontadinha. Vai começar às onze p.m. horário de Brasília.

Obrigada por seu comentário clarividente, Ukyo.

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll