Os pais amiguinhos de seus filhos, por Nicolas Rouquette
Hazzmanazz deu sua opinião com a qual concordo parcialmente. A síndrome de desordem de atenção com ou sem atividade pode marcar uma criança para sempre caso não tome medicação. Conheço casos de crianças cujos pais "Não acreditam em remédios." Enchem a criança hiperativa de atividades, natação, ginástica olímpica, escolas particulares com turmas de número de alunos reduzido, aulas particulares em vão, ballet,várias empregadas, em suma, um lance estapafúrdio, pois a criança cede aos seus impulsos, dá uma cabeçada na barriga de um, não retém nada das aulas, bota professores doidos, enfim, um remédio para esta desordem, chamada aqui de desordem de função executiva, facilitaria a vida de todos, principalmente da criança, marcada como "difícil".
Nã há criança difícil. Há crianças mal gerenciadas. Ou são doentes e devem receber tratamento adequado, ou têm pais displicentes, como apontou o Hazzmanazz. Ou ambos.
Antes de compreender melhor os processos da desordem de distração e atenção com ou sem hiperatividade, expulsei muitos alunos da sala de aula, o que não faria agora. Não acreditava em ADHD em adultos. Só tem. É heridatário e o remédio ajuda a pessoa a ser mais centrada. Estava lendo o
Los Angeles Times de hoje, em que um artigo dizia que não podemos reduzir o cérebro a neurônios, dopamina e outros elementos atuantes quimicamente. Sou totalmente a favor da Nora Volkow e seus estudos redutores a isto: bioquímica para todos. Embora mexicana, a bisneta do glorioso general da revolução russa, Nora Volkow, atual diretora do NIDA, teve como motivação principal a cura para o alcoolismo, o vício de maior dano na Rússia: mulheres maltradas, ausências ao trabalho, perda de auto-estima, da honestidade consigo mesmo, etc. etc.
Só no Brasil acho que ouviria uma frase sobre um guri que entrou em coma alcóolico em um fim-de-semana em Búzios de adolescentes sem nenhum adulto presente, " Os pais deveriam ter ensinado ao menino a beber direito."
Esta é inesquecível. Só em cabeça de jerico pode passar a idéia de deixar adolescentes soltos em Búzios, em grupo. Ou no Brasil. Ou aqui. Mas não, e Hazzmanazz acerta na mosca: os pais são miguxos de seus filhos e a escola é que tem que ensinar hoje em dia de tudo, de valores morais a como prevenir gravidez. Vejo aulas interrompidas em que um casalzinho quer ir ao banheiro e a professora pergunta e oferece: -- Vocês têm preservativos? Têm certeza? Tenho de várias cores e sabores, até chiclete tutti-frutti.
Quantos pais se eximem de suas responsabilidades frente ao uso criminoso de seus filhos na Internet? "Ah, eu não entendo dessas coisas." Entendam, pois muitos estão fazendo besteira. Por um acaso de uso da mesma senha, descobri há anos atrás um blog do meu filho no MySpace, a praga da Internet. Fiquei desbundada com o linguajar, com a falta de respeito conosco, tudo não era o meu filhote ginasiano. Ele negou a autoria, o blog foi deletado de mútuo acordo. Era uma prova para seus amigos de que ele era igual aos moleques gringos, que falam o que bem entendem. Ficou com vergonha, senti-me o cu, mas passou. Hoje ele tem seu blog, Mind My Generation, onde a professora de inglês e eu somos links. Ainda é infantil.
Uma descrição do Nelson Rodrigues me vem à mente. A menina de biquini, com gotas dágua e suor a brilhar em seu corpo quase nu, bebendo Grapete direto do gargalo na carrocinha enquanto o vendedor nem repara nela. A nudez democrática que perde seu erotismo.
A outra descrição que me vem à mente é frequentemente mencionada aqui. O General Westmoreland dizia que o segredo da liberdade é a eterna vigilância. Pode ter perdido a guerra do Vietnã. Pais que vigiam seus filhos contribuem para uma nação mais sadia e um futuro melhor para eles e para todos.
Não é que hoje é um bom dia? Pena do Professor Avelar, em uma New Orleans congelada. E do Seth A. na cidade dos ventos, Chicago. Meu blog no Blogspot espera visitas de vocês do Blogspot. E links para publicação de textos seus. O endereço é o original, http://universoanarquico.blogspot.com/
Se quiserem, deixem um link do tipo <a href="linkURL"<NOME BLOG</a>. A partir daí eu publico e rachamos os doze centavos do AdSense do UA.
Até mais!
Aliás, j.noronha, toda razão sobre o Air Mac. O U. Apareça. Você é quem deveria fazer podcast, a voz mais sedutora do Brasil. Em homenagem à grande doutora russo-mexicana, vai rolar um YouTube inspiradíssimo. Para as pessoas que não têm memória ou acham que a política não tem nada a ver.
Sphere: Related Content
Pai amigo de filho..... puta merda.... pra começar, como que minha mãe vai querer ter um amigo que até não faz muito roubava dinheiro dos bolsos dos casacos dela? E eu ia querer uma amiga que me lavou a bunda por uns 4,5 anos seguidos?
E na hora de julgarem os pais, sempre a mesma história.... a suposta tirania e rigor vai criar um prostrado invalido....... a liberdade com o guri se pensa vai criar um sociopata.
O Paulo César Peréio tem uma citação curtinha sobre qualquer prolongamento que essa discussão possa tomar. Fala que a geração dele foi mandada sempre e de maneira muito pelos pais e quis então, pra compensar, ser amiga dos filhos. Acabou mandada por pais e também filhos.
Posted by: Sérgio | 20-01-2008 at 21:17
Oi Tina!
Nossa, tenho um aluno bem desse jeito mesmo. Já tem 21 anos, mas não consegue ficar parado na cadeira. De tanto ele se mexer durante a aula, um dia ele quebrou a cadeira e caiu... Nossa, é difícil controlá-lo, ele tenta prestar atenção, mas não consegue. Aí as aulas dele tem que ser por drops... O negócio é que ele desequilibra o restante da turma. Já encaminhei para a psicóloga, mas ninguém fez nada. Saco!
Ah, e minha mãe diz o seguinte: "Eu não sou sua amiga, sou sua MÃE!!", HEHEHE.
Beijos
Posted by: Flávia Nogueira | 21-01-2008 at 07:04
Oi, Tina. Saudades! Ser mãe não é fácil. Eu tive que dar o primeiro remédio de verdade pro Américo recentemente, quando li a bula tive medo. Mas não sou médica, né. Confiei em alguém que estudou para indicar, mas é difícil mesmo. Sei lá. Os pais sempre erram de alguma maneira. Bjs
Posted by: Lia Drumond | 22-01-2008 at 06:19