« links for 2007-12-17 | Main | links for 2007-12-18 »

17-12-2007

De Gabriela a Belíssima: Pedro Paulo Rangel, por Nicolas Rouquette


Sinto enorme prazer cada vez que Pedro Paulo Rangel comenta no meu blog. Seus comentários são sempre pessoais, sinceros e positivos. Quero falar um pouco deste ator e amigo na blogosfera. Temos problemas semelhantes. Estou a um passo da obstrução pulmonar. Mesmo com este problema, PP Rangel faz o papel de um tocador de tuba, imaginem! Minha rede Globo Internacional andou fora do ar desde que o aborrecente passou a fazer seus deveres na copa. Voltarei a assistir às minhas novelinhas.

Vi o PP Rangel mocinho, fazendo papel de sacristão tendo caso com a mulher de um coronel do cacau em Gabriela. Suas feições brejeiras, expressividade e coragem me encantaram. O deles, dele e da moça do coronel, foram os primeiros nus Globais. Dentro de barris, corriam de uma chuva fabricada por carros-pipa enquanto a população local se ria deles.

A novela Gabriela foi dublada para o espanhol. E foi através dela que aprendi meu espanhol. Ia ao centro comunitário do dormitório onde vivia na USC, ligava a telinha e prestava atenção. A primeira palavra que me chamou a atenção foi "temprano" que era repetida a torto e a direito; Temprano é cedo. E assim foi até passar no exame de competência cultural e linguística de espanhol.

Ficamos muito pobres aqui quando nasceu GHR e minha mãe veio para cá. O aluguel dobrou e levou um tempo para que tivéssemos grana para ligar a Globo Internacional, que custa extra.

Vi América em duas fases. Uma em Friburgo, onde fui tratar da minha saúde e outra aqui. É, né? Não foi minha novela favorita. Um grande amigo brasileiro aqui ressalvou a influência das novelas globais no país e como ensinam de tudo ao povo.

A Belíssima fiz questão de ver. Além da Fernanda, do Marcelo Anthony, que amazonense bonito, além das certinhas do Lalau, havia o PP Rangel.  Outro motivo para ver a novela era o fato de ser passada em São Paulo, cidade que foi influencial na minha juventude, de Os Mutantes à minha fase política na Liberdade e Luta.

O PP Rangel envelheceu muito bem. Manteve sua veia histriônica, suas expressões faciais, seu charme discreto de burguesia que se chama "Classe." Classe é independente de origem social.

Dizem que a novela foi tosca. Curti muito. Foi maravilhoso rever o ator arrojado, travar conhecimento com seu blog e ter a honra de contar com seus comentários tão bem lapidados.

Só temos um probleminha. PP Rangel é Fluminense, o time de que menos gosto por causa de tanto mico que o Botafogo  pagou, vide o campeonato de 1971, em que estávamos a cinco pontos de vantagem e perdemos, perdemos, na final começamos  ganhando, o Fluminense empatou e ganhou. O professor das galáxias, O MDSC, comeu giz em sala para pagar aposta. Foi um vexame.

Pedro Paulo Rangel, que seus votos para meu restabelecimento pronto sejam ouvidos. E que você supere a obstrução pulmonar da melhor maneira possível.  Seu blog, Soppa de Letras, me inspira e me ajuda a seguir adiante. Um dia a gente toma uma água mineral Lindóia, a favorita do Nélson Rodrigues aí em Copa, com uma porção de queijo e outra de frutos do mar. A escolha é sua. Seu comentário servirá de alento e esperança nesses próximos meses.

Deixo aqui o link de seu blog, onde o post log abaixo é um trailler da novela das seis, Desejo Proibido.

http://www.soppadeletra.blogger.com.br/

Até mais, e bom domingo a todos.


Sphere: Related Content

Comments

Clayton

Tina, bonito e pertinente o que escreveu. Não sabia que o Pedro Paulo mantinha - pasará certamente a ser uma de minhas leituras frequentes. Trata-se de um grande ator, admiro o trabalho dele.

E eu também faço votos para que sua saúde - e tudo o mais - em sua vida vá de vento em popa. Parabéns pelo blog. Está cada vez melhor.
Beijos

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll