Minha cidade - Los Angeles: paralelos com a Paulicéia, por Nicolas Rouquette
São cidades sem democracia social. O pessoal dos ônibus, cuja hora de trabalho é quase nada na Belíndia, o pessoal dos ônibus e carros cacarecados daqui. A indiferença de ricos relativa à caridade ou ajuda social, vide o Bill Maher, que se diz esquerda -- esquerda é demodée -- sou libélula sem rótulo que este.
Fui a Los Angeles ontem. Onde os prédios se chamam Vista mas não têm view. Mais ou menos como o MSoft. :=P)
Minha faculdade, a Universidade de Southern California, é assim no ghetto; aquela passagem de "Homem branco não sabe pular" acho que é das cercanias da 'SC. Eram casas de ricos que viraram casas de pobres por causa do white flight. Nossa cidade, pau-a-pau com SP-SP é a segunda do país. Temos conflitos étnicos desde sempre. Ou ficamos em casa ou vamos a restaurantes. Com cuidado. Aos museus. Se a contemplação das artes trouxesse mais harmonia. Se o se jogasse, cala-te boca. Me disseram que o Botafogo perdeu.
No Brasil o dinheiro compra o tom da pele. Aqui não há identificação de tons de pele ou classe nas certidões de nascimento. Meu vizinho negro retinto acha que sou African-American. Dizem no Los Angeles Times que o Brasil é 80% negro. Outros acham que somos ladinos, cristãos novos. Não importa. O filho do Pelé é branco. Mudou tudo. Será?
(cont. amanhã)
Sphere: Related Content
Tina minha amiga, inflizmente, eu pergunto: o que não se compra com dinheiro em qualquer lugar do mundo?
Aqui,não é somente a cor da pele que se muda...
mesmo branco, ou pardo, mulato ou indio, sem dinheiro, tu não e ninguem..
Pária, excluido de qualquer mini ou macro universo..
é veró...
bom domingo e um beijão
Posted by: marilia | 07-10-2007 at 05:54
Marilia querida:
Obrigada pelo comentário. Você é matinal?
Posted by: tina oiticica harris | 07-10-2007 at 06:00
que coisa, as vezes eu me pergunto se norte-americano é tão sem noção como dizem...
Posted by: Guto | 07-10-2007 at 08:16
Olá, sou do Barker Scans. Que tal trocarmos banners? Me contate se houver interesse!
Valeu!
http://barkerscans.blogspot.com
Posted by: Barker | 07-10-2007 at 16:36
Barker:
Boa sorte. Não tenho banner. Trabalho solo e com os links do del.icio.us.
Logo que tiver meu banner te mando um.
Posted by: tina oiticica harris | 07-10-2007 at 16:53
Tina, é complicado discutir e definir a etinia das pessoas. Aqui no Brasil está sendo vantagem um branco dizer que é negro. Advinha por que e ganha um doce.
Ah! Os californianos podem dizer o que for sobre latinos, mas todos precisam admitir que são dependentes deles! Tem um filme mexicano que meio que explica isso, mas se perde no contexto da história por que resolve fazer muita firula. Infelizmente não lembro o nome...
Ah! O Botafogo é time de museu sim, pronto e acabou! hahaha! Perdeu outra, a 4ª seguida, 3ª com técnico novo que logo depois da 3ª derrota já virou velho e o técnico anterior já retornou... Vou te contar, o Botafogo está numa indecisão incrível. Pior que o Flamengo. Aliás, o Fla perdeu pro Flu e perdeu também a possibilidade de subir do 12º para o 7º lugar ultrapassando Vasco e Botafogo... Pra aprender, caiu uma posição e se aproximou novamente da Zona... de rebaixamento. Enquando o Botafogo é indecisão, o Flamengo é putaria!
Beijo grande!
Posted by: Romullo Pontes | 07-10-2007 at 21:57
Ah! Não avisei que estava com link por que imaginei de ver no Technorati e perceber algumas visitinhas a mais nas suas estatíticas.
Posted by: Romullo Pontes | 07-10-2007 at 21:59
Romullo:
O filme deve ser "A Day Without a Mexican". Aqui há mais que chicanos, há 164 línguas; asiáticos, americanos brancos que chegaram desde a corrida do ouro à corrida contra a grande depressão.
Tenho um livro chamado "Neither Black, Nor White". É sobre o conceito de raça no Brasil. Enquanto aqui a lei é "uma gota", vide o bebê de Desirée, no Brasil a lei da cor é social. Uma pessoa mestiça ou de origem portuguesa "cristã" branca no Brasil é negra aqui.
Você melhor que eu deve saber da opressão e falta de empregos pós-Lei Áurea.
Era o carinhoso "pezinho" que virou problema quando os negros se apresentaram para faculdades e ONGs, imagino.
O Botafogo. Certas coisas acontecem só ao Botafogo.
Posted by: tina oiticica harris | 08-10-2007 at 01:03
Tina, sou matinal...e sou após meia noite..rssss
Olhe, eu amei o domingo futebolistico!!!
meu time galo ganhou, meu fluminense também, o são paulo perdeu, enfim tomei sol pra caralho só pra ficar ´preta...rssssssss
sério,me sinto otima, quando "pego uma côr"....
brincadeiras a parte, é certo afirmarque o racismo aqui é uma questão muito complicada. leia o livro da Ana, "... quant à la littérature brésilienne Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (Minas Gerais, 1970), publiciste et écrivain, a triomphé pour constituer ...
www.granma.cu/frances/2007/enero07/vier26/argentina-f.html - 23k ".
è uma saga moderna e interessante, que vale a pena conferir...
bjão
Posted by: marilia | 08-10-2007 at 16:22