Curta essa:, por Nicolas Rouquette
A primeira razão para gostar de Vinicius de Moraes é que ele era carioca, Botafoguense e iconoclasta em seu comportamento de diplomata de carreira. Nos anos 60 revolucionário era o Guimarães Rosa e seu Grande Sertão: Veredas.
Do Guimarães Rosa guardei a palavra "estória". Gosto de usá-la. Ele era amicíssimo da chefe da minha mãe, dona Maria Augusta. Ele sempre com gravata borboleta e desconstruindo o português.
Vinicius de Moraes nasceu em uma era em que sua formação católica, conhecimento do latim e outros pormenores, o levaram de uma poesia formal, mística, a uma poesia concreta e depois à fase que todos conhecem.
Visite o site do Vinicius aqui no Blogroll. Verá que há muita coisa batendo com seu gosto, Hazzmanazz.
É uma falácia reduzir o Vinicius de Moraes ao "Olha que coisa mais linda ..."
Da mesma forma que é francamente triste reduzir meu Universo Anárquico a um post de Vinicius. Ontem foi o Sete, tenho licença de pintar o sete. Imagina quando entrar o podcast do Pequeno Príncipe em francês? Era o livro das misses, você se lembra?
Beijos da tua amiga, que muito o considera,
-- Tina
Sphere: Related Content
Ah, Vinicius...
Já tive a fase de gostar muito de todo o seu "mel", depois de enjoar de tanto doce...
... para depois redescobri-lo a partir da sua ironia, escondida em meio ao romantismo...
Apesar dos pesares, não tem como não suspirar ao ouvir seus versos... ai ai...
beijos
Dica: Soneto de Aniversário
Posted by: _Maga | 08-09-2007 at 18:07
Minha mãe era funcionária. Não sabia bem que a literatura do G.Rosa era "genial." Só tinha 16 anos. O Vinicius foi ao Instituto de Educação. Suava muito e me deu um autógrafo.
_Maga, por essas e outras me chamam de Forrest Gump. Há um site do Vinicius aqui no blog, onde você pode ver suas poesias, letras e mais.
Tenho as obras completas dele, da Aguilar. Gosto de um poema sobre "quem chorará por mim..." Você vai curtir o Cintaliga. Elas são poéticas. Foi através delas que conheci ou me lembrei desta poesia... "quem chorará por mim..." Ele morreu no 9 de julho, uma efeméride importante para mim.
Posted by: tina oiticica harris | 08-09-2007 at 18:24
_Maga:
Houve um incidente histórico, com [h] em 1968. Me chamaram pra ir a um terreiro e me levaram pra boate em uma praia escura e deserta.
Comecei a chorar e os baianos nos levaram de volta ao hotel, todo mundo chateado, claro.
Um deles começou a declamar, bom baiano, aquele "para viver um grande amor." fiquei com nojo. No dia seguinte, recebi um telefonema que perguntava se a Oiticica sabia onde ia. Respondi que não. Era trote me dizendo que eu ia à M_ RD _.
Posted by: tina oiticica harris | 08-09-2007 at 18:31
Vinicius é o que há!
Valeu pela indicação do site, não conhecia...
Posted by: vejo tudo e não morro | 08-09-2007 at 22:08
gosto do vinicius, não conhecia o site. vou pasar por lord pottery, que tb é fã...
bjos,minha linda.
Posted by: marilia | 10-09-2007 at 11:17