Toca Johnny Mathis, Tina, por Nicolas Rouquette
Quando chegamos da "America", fugindo da invasão porto-riquenha, do crescente preconceito contra pessoas morenas como eu, minha mãe trouxe vários discos, LPs, de música americana. Ela era louca pela voz, porte atlético e beleza de Johnny Mathis. Nossa eletrola girava no prato o Johnny Mathis, fosse quando ela chegava do trabalho de professora, fosse fim-de-semana.
Eram tempos mais elegantes, talvez, em que a preferência sexual de um artista, vizinho, conhecido seria discutida a boca pequena. Nunca o tópico de abertura sobre Sicrano ou Beltrano. --Fulano? Ah, mas ele é bicha, você não sabia?
Minha mãe cochichava envergonhada sobre um solteirão, "Ah, não sei não. Eles são loucos por mim."
Johnny Mathis era bonito, sim, cor de cobre, atlético sim, e que voz. Depois de um tempo aprendendo as maldades da vida, saquei que o Johnny Mathis era gay. Fomos vê-lo em um teatro fino. Minha mãe se decepcionou. Eu não. Foi Johnny quem me ensinou as músicas principais da ópera pop
"West Side Story"
Meu tio Henrique, viúva do Lacerda, diz que naquele tempo dava para entender o que diziam os cantores. Entendia o pathos transmitido nas canções de West Side Story, cuja versão em filme vi com Mommy em 1968, chorando do princípio ao fim. Tá, tá certo que sou manteiga derretida. Este musical, cujo link acima é legal, com música e vídeo do filme, foi estorinha Dulcora© comparada às brigas de gangue nos anos 80. Café pequeno.
Descobri que Johnny Mathis pagou por aulas de canto, inclusive de ópera, trabalhando de faxineiro. Digam-me, por favor: quantos jovens hoje fariam isso, anos a fio, em busca de um ideal?
Notinha Forrest Gump: Nossa família toda deu de cara com o Russ Tamblyn, o encrenqueiro de cabelo ruivo, numa sessão dupla: "Sete Noivas para Sete Irmãos" e "O Pequeno Polegar". Ele tinha a especialidade de dar cambalhotas, o que o aposentou com o tempo. "O Pequeno Polegar" vi na inauguração do Metro Tijuca, que virou uma loja. Primeiro domingo do mês ia ver "Tom&Jerry." Sozinha.
Do filme West Side Story, um Romeu e Julieta de imigrantes europeus pobres contra os recém-chegando porto-riquenhos: George Chakiris e Rita Moreno:
Somewhere (A Place for Us) Natalie Wood e ...
Experimentem o YouTube Beta. A imagem é bem melhor.
Para quem acabou de chegar neste blog: estou de cama, abro meu correio, comentários. Leio post de quem comenta, volto pra cama. Tenho que desinchar. A erisipela tem que me deixar em paz. É chata pra sumir, em 2005 acabei indo parar no hospital. Fora isso, tudo bem, quer dizer, o gato subiu no telhado mas fora isso :P)
Kitty fugiu para quintal. Ela acha e é mais mais que eu.
Sphere: Related Content
Voltei Tina, agora vou dormir, mas amanhã cedo (leia depois que eu acordar) te envio um e-mail e leio tudo o que perdi no teu blog. Muita coisa pra ler, muita coisa pra comentar, vai demorar bastante, mas você escreve bem, então e tempo bem aproveitado.
Posted by: natália | 20-06-2007 at 23:35
realmente tempo que eu não trocávamos visitas.. sobre esse negócio da sexualidade, o mundo simplesmente tá virado. Totalmente errado.
tsc
Beijos, até mais Tina e melhoras aí. Que saia da cama logo!
Posted by: Moskito | 21-06-2007 at 11:29