Alagoas, fora dos mapas, por Nicolas Rouquette
Alagoas é um estado minúsculo. Tipo em sociedade tudo se sabe. Tenho carinho pelo estado dos meus ancestrais brasileiros, os Oiticicas. Tenho carinho pelo estado de Alagoas, onde estive e fiquei várias vezes. Tenho carinho especial pelos alagoanos, mesmo que suas famílias tenham partido daquele cu do mundo há muitas gerações.
Canta o Gil num reggae "Vamos voar, proutro lugar, baby,.." rimando reggae com carregue, o máximo do luxo. Viajemos, pois ao som do côco, som nativo alagoano.
Vamos voar nas imagens de Alagoas?
Xadai é alagoano, logo gosto do Xadai. Xadai éo dono do Lombaxomba, um nerd legit; coleciona dados nerd, publica-os, não pega praia, é "branco". Benvindo à camarilha dos cinco no delicious Cinco? É, cinco. Somos Gabizago, Swanksalot, Marmota, Grande Abóbora e eu, anarchic_universe. Hoje adicionei meu conhecido de blog de longa data, de algumas abobrinhas alagoanas, Xadai ao meu delicious. Ele se amarra em metal, blogs, tech,factóides, é culto, é nerd!
Rendi-me à evidência do anglicismo nerd. A quantidade de nerds é incrível.
Os alagoanos são famosos por seu temperamento forte. Deve ser verdade. O estado de Alagoas deu três presidentes ao Brasil: Deodoro da Fonseca, perna fina bunda seca, Floriano Peixoto e Collor. Senadores na boca do povo, Heloísa Helena, HH, que usa marca 68 no trajar mas é bonitinha, creiam-me; o Teotônio Villela pai e o filho.
É verdade que alagoano palita dente com peixeira? O povo lá gosta de beber, talvez geneticamente seja esquentado. Alagoas é um estado semelhante ao sul dos EUA. Muito casamento inter-familiar, plantações, se você leu "O som e a Fúria" recém-retraduzido pelo Poeta Laureado, entenderá. Pernambuco é mais ou menos assim.
Alagoanos são vingativos? Pena que não achei a música em um blog dedicado a breguice. Há muitos. Sim, alagoanos, não esquecem jamais. Também como o sul descrito pelo Mark Twain em "As Aventuras de Huckleberry Finn", tem brigas entre famílias da aristocracia rural que duram por gerações e gerações. Tanta gente fala dos crimes hediondos dos pobres. Os de Alagoas não só são cometidos por mijionários, como permanecem impunes.
Somos extremados, emocionais, temperamentais, apaixonados. A paixão leva-nos aos estudos, à política, ao brilho, aos blogs, arte, ciência.
Infelizmente somos Belíndia em Alagoas. Vinte famílias donas da cana, uma que é dona da mídia, a pobreza é enorme, o analfabetismo endêmico.
Nossas belas praias vão se transformando em praias poluídas. Nosso molusco sinônimo de confusão, o sururu, está acabando. Visitem Alagoas antes que termine. Cuidado, devagar com o andor...
Minha prima Ariane mandou um comentário ao Anarchic_Universe. Sua vó era a Sônia Oiticica. Meu primo Daniel perdeu sua vó, Dulce, irmã da Sônia. A de olhos azuis, que tocava piano tão bem que Manuel Bandeira escreveu um poema para ela. O hazzmanazz descobriu nossa ovelha negra, tio de Sônia, Dulce, minha mãe, etc. É o Anauê, o integralista. Vou publicar, por quê não?
Já que me perguntaram, respondo. No meu entender o melhor post da semana passada, hoje é domingo, o primeiro dia da semana, aqui nos EUA, é um do Marmota sobre um bebê prematuro que morreu. Chama-se Anjo...
Boa semana pra vocês. Sergio do Branco e Preto, sumiu, hein?
Sphere: Related Content
Comments