« março 2007 | Main | maio 2007 »

abril 2007

30-04-2007

Sarkozy, Mme.Royal, Socialismo ou Barbárie?, por Nicolas Rouquette

Na minha outra encarnação, nos anos setenta, aprendi tudo que quis sobre Trotsky, Marx, Lênin.  Ninguém de são juízo lê Marx.  Só artiguinhos, tipo o "Dezoito Brumário" e algum artigo de economista brasileiro que explique "mais valia" e outras idéias do homem.  De Lênin todos tinham que ler o "Que fazer?"

Do Trotsky, um escritor brilhante, a gente lia tudo que podia.  O livro dele sobre a Revolução Russa é enorme. Li.  É muito bom.  Gostei do "Arte e Revolução."  Ele era visceralmente contra a arte de realismo socialista.  Vi uma série de filmes da china dessa linha.  Os protagonistas eram  soldados, operários e camponesas, no fundo um céu azul e torres de energia elétrica.
Sem comentários e é verdade o que digo.

Da teoria do Trotsky só me lembro que a revolução é:

•internacional -- se a revolução não contaminar os países todos, fossiliza e morre, como foi o caso na União Soviética.
•permanente -- revolução que se preze está sempre se transformando ou fossiliza também.  Exemplo: União Soviética.
•contínua: -- acho que ele se refere à necessidade de seguir com os preceitos revolucionários.

Sem revolução, sem socialismo, seria a barbárie.

A França, Hazzmanazz, os EUA, o mundo... Ah, estamos vivendo os tempos de bárbarie.  A barbárie está no centro do imperialismo, farinha pouca meu pirão primeiro, vamos invadir o Iraque mesmo sem causa, para que tenhamos mais e mais e mais.  Poluição, achatamento salarial, tudo isso é barbárie.

Os países europeus, que tiveram um simulacro de conquistas democráticas através dos movimentos operários, estã apertando o cinto.  E a gente que se dane.  Não é Sigolène, não é Blair, é o mundo, os mesmos 1% de sempre que mandam nos governos.  Estes conhecem duas frases: sim, senhor e já, senhor, agora mesmo.

Só que dizer que Sarkozy e o partido socialista são a mesma coisa é incorrer no erro da campanha de 2000 aqui, em que um bando de iluminados apoiou o Ralph Nader.  As conseqüências estão aí.

Bill Clinton era centrista.  Tomou muitas iniciativas pelo povo e algumas do ipo que Sarkozy quer adotar.  Bill Clinton pôs um prazo de uso do seguro social/desemprego, AFDC.  Na França há muito abuso, independente de raça ou religião.  Na Alemanha também.  Se este tipo de auxílio do governo deve acabar, não sei.  Já que o assunto interessa vou dar uma estudada no que encontro.

E agora tchauzinho, mesmo.Trotskypenjpg

Não mereço--Californication, por Nicolas Rouquette

Já disse que não suporto o RHCP ?  Primeiro que tatuagem, só o Billie Joe Armstrong.  Segundo, eles tinham inveja do Kurt e foi uma mala.  Terceiro, acho a música deles chata, mais chata só música clássica em consultório médico.

Mas é tanta gente pedindo a letra e a tradução, só o "resumo de Macau" barra essa.  Vamos lá.  Um vídeo hediondo baseado em outro lance que não suporto, os joguinhos eletrônicos, com os rapazes exibindo os pectorais, porque a música é lixo mesmo, cliquem aqui, RHCP.

A letra em inglês estará nos links de daqui a pouco.  É a segunda vez que o Firefox pára tudo pra me instalar alguma coisa.  Já contei que meu radinho do Last.fm está funcionando?  Num tem RHCP não, nem pensar.

Amanhã traduzo e "explico" esta letra genial, pau a pau com a letra do Stairway to Heaven.  Não são todas as letras de rock que são bobas.  Tem Green Day, tem ... Amanhã eu conto.  Bob Dylan não é rock.  Não conta.  É sumidade.

Minha senhora, sou médico!, por Nicolas Rouquette

No tempo em que assistia à TV, víamos o programa do humor do Jô Soares.  Havia o quadro do padre que não queria casar os casais porque eles "Casam, descasam, casam, descasam...não caso!"  Havia o funcionário público, ou era bancário do BB? -- que pedia toda sorte de documentos, inclusive a carteirinha do fã-clube do Roberto Carlos. E, por fim, havia o médico cheio de melindres, que se recusava a examinar seus pacientes se estivessem doentes. "Minha senhora, eu sou médico, MÉ-DI-CO, e saía indignado da sala de exames.

No Brasil me perguntaram por quê tenho tantos médicos.  A resposta é simples.  Um clínico geral da categoria do Doutor Salomon Jak, na Santa Clara, é raro e caro. Aqui não aceita seguro médico. A maioria dos maiorais não aceita seguro.

Minha médica de assuntos respiratórios hoje confirmou a tal da pneumonia Made in Ipanema.  Ela é muito boa, examina e toma nota de todos os outros problemas da minha saúde.  Ela descobriu a apnéia que me faz usar máquina quando durmo, a asma decorrente de um show ao ar livre que tinha uma camada de um metro de altura de fumaça, hospitalizou-me quando a erisipela, que peguei no Brasil, também, não passava.Eu sempre achei que erisipela era doença de pobre. Foi ela quem começou a me passar remédio para essa inchação que não me larga desde 2002.  Só pode ter sido o Lula, sem dúvida, tudo de errado é claro que é o Lula. Cliquem Lula e vejam.
A doutora me disse que estou ou com sei-lá-o-quê intersticial ou enfisema mesmo.  Saberei em breve.  Não preciso dizer que
fumava quase três maços de Continental, preferência nacional, por dia. Quando a gente fuma, a gente sempre acha que um dia, mas não agora, pára. A nicotina é a droga que mais vicia.  Há um link de programa para parar de fumar na palavra enfisema.

Dr. Salomon disse que se reduzíssemos os remédios a inchação poderia ceder.  A Dra. e eu cortamos um monte de remédios e vamos ver o quê acontece.  Ela é detalhista.  Lembrou-me para que levasse a maquininha para respirar se eu morgar no dia 2, quando tomar a epidural na coluna.

O médico melhor é o Salomon, consultório modesto, secretária eficiente.  Uma vez por ano vou vê-lo.  E a pior é que nem contei da missa a metade, tem mais, pra outro dia.  Estou que nem a noiva em cima do armário, não é não?

Vejo muitas pessoas que falam mal de médicos.  Já tive médicos péssimos.  A vida de médico é sacrificada, não tem hora pra nada, paga muito dinheiro de seguro contra o "eu te processo" e dizem que mulher de mádico só quer saber de gastar dinheiro.  Sou grata aos que observam o juramento da profissão: antes de mais nada, não faça mal.  Considerando alguns que quase me mataram, já é um começo.  Fora a medicina , só Jesus! Cliquem e vejam.

Bom feriado!

Mamãe aqui não vai ao cinema, por Nicolas Rouquette

Já contei aqui que quando minha mãe se chateava de vez anunciava em alto e bom som:

--Aviso aos navegantes, mamãe aqui vai ao cinema.

E ia embora.  Tem gente que gostou do "aviso aos navegantes", uma expressão de Portugal para que os navegantes prestassem atenção, e outras coisas mais.

Estou muito mal de saúde.  Ainda bem que vou ver minha médica amanhã.  Meus blogueiros já estão escolhidos, o resultado sai no dia 2 de maio, quando terei minha epidural na L5-6 da coluna para ver se as vértebras desincham e passa a dor.

Espero que curtam o trabalho de embelezamento do blog, grata sou a Nicolas.  Ele fez um filminho no Mac para ensinar como fez o Flickr.  Agora falta me ensinar a fazer tabela, pra tudo ficar enfileiradinho.

Amaria ficar de papo furado.  Antes de dizer bom dia, quero dar uma idéia para o salão de beleza: "Entre com cara de chapada e saia com cabelo de chapinha."  Serve?

Letter_alpha

Autoria da Dupla Design, que pensou 18 meses para lançar o mascote do Pan Rio 2007.

links for 2007-04-30, por Nicolas Rouquette

29-04-2007

links for 2007-04-29, por Nicolas Rouquette

28-04-2007

Com vocês, Suzi Hong, por Nicolas Rouquette

Suzi Hong é uma blogueira que volta à cena no site do Interney.net/blogs/xyz.
Encosto quando vejo alguém que escreve melhor que vossa humilde criada obrigada.  Suzi Hong é uma dessas escritoras que desbundam, ainda bem que a minha é farta.  Desde a escolha de palavras, às imagens, por vezes inusitadas, nem sempre ela escreve seriedades; tudo que escreve vem com sentimento.

Outra blogueira cuja redação me bate demais é a Alê Félix. Acho que o primeiro post dela que li foi um diálogo entre ela e um garoto na praia.  Ela escreve em tom naturalista; são dela os melhores diálogos que li em português moderno.  Só que Alê não anda escrevendo com assiduidade.  É uma pena.  Eu não canto para espantar meus males; vocês sabem que minha saúde não vai bem e minha mãe está internada.  Em vez de cantar, blogo.

Suzi Hong não posta com freqüência.  Tem um emprego de verdade.  Dou a maior força para que ela possa viver de sua arte.  Com vocês Suzi Hong

Vivement lundi!, por Nicolas Rouquette

Quando François Truffaut, de saudosa memória, morreu, seu último filme tinha sido "Vivement Dimanche."  Meu francês aprendi lendo legendas de nouvelle vague e conversando com Libelus.  Ou seja, meu francês é fruto de educação informal e depois de convivência com franceses.  Boa sorte a dos que não têm sogra.  Não conseguia entender o quê queria dizer vivement; Nicolas me disse que é mais ou menos "Até que enfim" "tomara que chegue logo".

Não vejo a hora de chegar a segunda-feira, pois.  Esta Gripe de Ipanema tem um "grip" forte demais.  Ela me agarrou com mais força que o Ozzie mordeu a cabeça do morcego no palco.  Diz ele que pensou que era um pinto.  Êpa! Pior a emenda que o soneto, hein?

Hoje Dori Caymmi está tocando aqui perto com a Joyce.  Um dia, em festosa no Leblon, vi um moreno bonitaço, de bigodão, achei que o conhecia, perguntei, se da FAU, da PUC, IBEU, era o Danilo Caymmi, é um pedaço de mau caminho.  Em homenagem ao velho Caymmi, porque gosto de sua obra e porque é primavera, deixei um conjunto de fotos de rosas no meu Flickr.  Tem  também fotos da Pedra do Arpoador, as quais dedico ao meu camarada Ian Black.  Se vocês forem ao Enloucrescendo, saberão que ele é paulista mas conhece as manhas do Arpoador.

Doutora Mann, do Amar-ela, premiou cinco blogueiros com o "Thinking Blogger Award".  Na progressão geométrica, Marcus da Abóbora me corrija se estiver errada, cada um nomea cinco, em um tempo X que o Marcus poderá calcular, todos nós seremos premiados.  Ela disse que"
Universo Anárquico, o blog da minha querida amiga Tina que é uma das mulheres mais inteligentes que conheço. De uma perspicácia fora de série, a Tina escreve as Sátiras mais hilariantes acerca do mundo que a rodeia."

E me deixou numa sinuca.  Acho que vou usar um silogismo ( silogismo está nos links de logo mais) e dar dez "Thinking Blogger Awards" porque tenho este blog e o Anarchic_Universe. Rá!

Perguntinhas que não querem morrer.  A Cory Kennedy voltou ao mundo da "moda".  Estudo não é obrigatório depois dos 16 anos de idade.  Foto do demônio tenho sim e a de Jesus que pediram ao j.noronha vou arrumar se é busca quente.  Rendi-me à realidade e vou sim dar a letra bostífera do Californication, idiota pacaramba e oferecerei a tradução.  O Anthony Kiedis é meu vizinho, por assim dizer.  Não suporto esta música e até explico.  Rima em "ation" é pra lá de pobre, é paupérrima.  Imaginem uma letra terminando em "ão" seguidamente.  Mais explosivos só no 1812 do Tchaikovsky.  Segundo, eles falam mal do Kurt e Courtney e aí, mermão, fudeurovski total porque sou viúva do Kurt e Courtney e eu temos o mesmo aniversário.

São tantas organizações para blogueiros e são novas para mim.  Estou no Last fm, no Flickr, esses blogblog, são dois, mais o delicious.  O Danilo Debiazi é que aprendeu tudo tão rapidinho...  O blog dele tá muito bonito.

Duas promessas que descumprirei antes do galo anunciar a segunda-feira.  Californication e esta: projetinhos quase de graça para dar pra mamãe.  São fáceis, vocês mesmos os fazem e tenho certeza de que mamãe va gostar tanto que levará um lencinho aos olhos para secar uma lágrima furtiva.Award


Quem é o Nicolas Sarkozy?, por Nicolas Rouquette

O Brasil é um gigantesco Macau; ninguém está muito ligado na política, especialmente a dos outros. Tive a impressão de que a vida tá mais enrolada que espaghetti no garfo.  O noticiário nacional mais as fofoquinhas de celebridades tomam quase que todo o tempo.

A eleição do novo líder do governo francês é muito importante.  No momento o carinha centrista preferiu ficar de fora e ver o circo pegar fogo.  Os candidados, Mme. Royal, do Partido Socialista, e o Nicolas Sarkozy da direita, seriam um perigo mútuo em um quarto escuro armados os dois de giletes.

O Sarkozy quer uma triagem dos imigrantes.  Só que a maioria já nasceu na França, e aí ?  Tem um vídeo da plataforma dele nos links de ontem.  Amiguinho do Le Pen, o velhinho que não morreu, o KKK da França.  Isto não é risada, é racismo e xenfobia.

No vídeo do Sarkozy ele fala sempre com brancos.  Na cena única em que ele está desconfortavelmente cercado pelo pessoal advindo das colônias, o ar pesa tanto que daria pra cortá-lo com faca de manteiga.

Ele propõe reforma do seguro desemprego, o desemprego está em 10%, dizendo que o pessoal que está encostado vai ter chance de um emprego.  Se não gostar, tem mais uma chance.  Depois...

O mais apavorante pra mim foi quando afirmou que a redistribuição de renda era impossível agora.  Primeiro tem que esperar crescer o bolo, depois , depois, a galiha pôs um ovo para nós dois.  Fiquei arrepiada e não foi de prazer.  Juro que ouvi esse lero-lero na época da Redentora, ou do Mario Henrique Simonsen ou do Roberto Campos.

Fala sério, mermão!  Quem é que comparte alguma coisa de livre e espontânea vontade?

Finalmente, ele é o candidato que vai fazer com que a lei seja cumprida por esses indesejáveis.  Mais cadeia, mais tempo de cadeia, construção de mais prisões, algo semelhante ao processo USA/Bush.  Educação e inclusão social?

Educação e inclusão social são metas da Mme. Royal, casada e mãe de quatro filhos.  Quem encontrar um francês, peça que ele/ela vote Socialista.

Para terminar este post em nota alegre aí vai um reggae de uma galera que deve ser das colônias.  É muito engraçado e perfeito para uma noite de sábado com unzinho e uma ceva como dizem no Rio Grande do Sul. Reggae, galera.

links for 2007-04-28, por Nicolas Rouquette


Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll