Você já foi ao Technorati?, por Nicolas Rouquette
Technorati.com é uma brincaderia com duas palavras -- técnico e "rati" do coletivo em italiano, literati, por exemplo. Temos outras palavras que vieram de literati: glitterati, as "pessoas" de Hollywood, celebs em geral, negrorati, know-how do jeitinho e improvisação usado só lá entre eles, é só pra saber como se formam palavras em inglês sem mais nem menos.
O Technorati.com é como se fosse o galpão de todas as escolas de samba do mundo e os blogs fossem escolas de samba. Escola sem galpão não funciona. Pois é, blog tampouco. A Technorati.com serve para abrigar o blog e informar as últimas das bloguices. Por exemplo: quais são as palavras mais buscadas, e palavras mais usadas. Vídeos. Estas palavras são as que a gente escreve no final de um post como referência do tema do post. Tem gente que escreve cem tags e outras pessoas escrevem duas ou três. Elas serão buscadas dentro do Technorati e haverá gente batendo no blog só por causa de um tag.
Por exemplo, quando o Bill Clinton foi a uma entrevista na Fox, que é de direita, havia dois tags de busca:
Bill Clinton e Clinton. Para a Cicarelli havia Daniela Cicarelli e Cicarelli. Daí ser bom ir ao Technorati para ver os assuntos do dia e escolher seus tags.
Um link só vale para Technorati se o blog estiver registrado. Como registramos um blog? Não é difícil.
A) Você se registra no Technorati. Na barra superior há da esquerda para direita: Home, que é onde vocie verá os seus blogs, e do lado direito Join, Sign in, Help. Você que não tem registro ainda, vai para JOIN.
at least 4 characters | |
at least 6 characters | |
First name: Zequinha
Last name: da Silva e Souza
Member name: Seu nick de no mínimo 4 letras/números
Email --seu mail de verdade
Senha:
Senha de novo:
País: Zimbabwe-- é só puxar do cardápio oferecido em "Select one"
Para quem não gosta de ler o Privacy Policy ou o Terms of Use(TOU) é so clicar para fingir que leu e marcar o V de I agree...
Agora chegamos aos finalmentes:
Cheque o quadradinho: I have a blog and would like to claim it now. E clique em join ( juntar-se aos membros de Technorati.
Que alívio, é mais fácil que parece!
Agora você vai dizer que é dono/a do seu blog, na próxima tela:
Você vai escrever o URL do seu blog. Por exemplo, o meu é http://attu.typepad.com/ O outro é
http://attu.typepad.com/anarchic_universe/
Os próximos passos serão menos importantes mas detalhes que ajudam a divulgação do blog.
Eles irão perguntar por tags do blog. Você coloca até vinte palavras que definem o blog: sexo, humor, contos, resenhas, diarinho, política....
Depois eles vão te dar o código HTML para que as aranhinhas da Technorati possam sacar os posts novos. Se você é ruim de código, não tem problema. Escreva para eles:
I don't know how to install code, please install it in my blog for me.
Se você quiser fazer um upload de uma foto sua ou seja lá o que for o avatar, ótimo. Logo depois de completo o processo vai aparecer à direita de HOME, embaixo, os membros novos de Technorati. Você pode fazer um screenshot dos seus cinco minutos de fama.
Finalmente, o Technorati vai começar a contar seus links que são registrados com Technorati. Além disso, cada vez que você termina um post, você clica no símbolo deles e vai cair na sua homepage. Clique em ping, bem à direita do nome de cada um dos seus blogs. Às vezes tem que clicar várias vezes até dar o ping. O ping anuncia para todos os membros de Technorati que você tem post novo. Não se desespere ao começar na rabeira de links e tal. Garanto que você subirá. Valem links de blogs e valem links internos, ou seja eu menciono ou um blog ou o nome do dono em um post. Conta como link.
Estou pobre no momento porque há trinta blogs que ou não são filiados ao Technorati ou não estão contando por alguma razão. Link interno acho que estou bem, mais de cem, tá bom. De pouquinho a pouquinho eu encho o papinho. Essas coisas contam para poder ter anúncio, mas meu blog jamais será supermercado, e status, valor do blog. Comecei com zero, depois tive três ou quatro links um tempão. Muita gente não entende ou entendeu só depois que o Edney ganhou #1 do Brasil que link é importante. Ele tinha na época mais de 4.000 links.
Finalmente, agora que a aula da dona Tina terminou, passem no Inagaki pra aprender uma receita deliciosa e engraçadíssima de bolinho de chocolate. É massa. De quebra uma foto.
Sphere: Related Content
Olá, Tina.
Também gosto do Technorati. É uma boa ferramenta para descobrirmos células interessantes no meio da blogosfera.
Até!
Posted by: Clayton | 28-03-2007 at 08:54
Foto é a da foto?Se for é bonita, mais ou menos como eu imaginava.Vou lá ver esse tal de tecno sei lá o que...hehe...Beijos!
Posted by: Kah | 28-03-2007 at 13:57
Excelentes dicas Tina!
A foto está linda demais.
Beijinhos
Posted by: Daniela Mann | 30-03-2007 at 16:52
o funcionamento desse sistema da economia de troca de links entre blogs é interessante. Quem não é lido, não é linkado. Como conseqüência, será cada vez menos lido. Já os que recebem muitos links são lidos por muita gente e terão cada vez mais leitores. Para ser lido tem que ler, comentar, dedicar-se ao blog. É complicado :P Na prática, quem não lê não é lido (porque não troca links, a moeda da economia dos blogs).
Enfim, o Technorati é um lugar bacana para conhecer novos blogs :)
Posted by: Gabriela | 01-04-2007 at 12:22