Comer gaúcho? É pra já! Fogo de Chão, por Nicolas Rouquette
Escrevi um post sobre o restaurante gaúcho Fogo de Chão quando o visitei pela primeira vez. Vou escrever outro post porque aquele está arquivado e estou com muita preguiça hoje.
Fui ao restaurante com a família inteira, minha mãe ainda saía a espaços públicos. Notei como era profissional o serviço, hospitaleiro mesmo, veio a gerência nos cumprimentar, checar se estava tudo bem. Tratamento como se fôssemos parte da lista A para a festa do Oscar©.
Aí reparei que os garçons, todos de bombachas, eram muito bonitos mas reservadíssimos. Gosto de ser piadista. Minhas piadinhas caíam no chão, sem audiência por parte daqueles rapazes guapos com espetos enooooormes de todos os tipos de carnes. Soube depois que gaúcho é assim mesmo. Leva um tempo pra ficar no ponto de conversa fiada de um carioca.
A churrascaria é um dos restaurantes mais bonitos da Grande Los Angeles. À entrada há uma vitrine com pedaços grandes de costelas com carne, assando em fogo ao rés do chão, daí, fogo de chão. A chaminé é azul cobalto; é o marco para os que procuram pelo restaurante.
Dentro dele, após passar por uma porta com o desenho da superfície brasileira em baixo-relevo, os tons são cálidos. Em tons de laranja, âmbar, em formatos de um-quarto de esfera, penduradas por correntes grossas, a beleza das luminárias adiciona estímulo ao paladar. Há um mural de gaúchos em uma das paredes, do outro lado do restaurante um bar, quisera beber para me deleitar em seu ambiente refinado e quem sabe arrastar um milionário de 132 anos para mim.
A limpeza do Fogo de Chão é suíça. Tudo é impecável. Não é que dizem que é o olho do dono que engorda o cavalo? Pois é. Fogo de Chão é uma grande família.
Meu grande amigo, o poeta laureado, sempre diz que devemos fazer como na Bíblia, começar pelo melhor do pedaço (Bodas de Canaã.) Tava faltando vinho na festa de casamento e a Maria roga ao seu filho que ajude a família sem vinho para seus convidados, uma falta grave para os judeus. Ele fala grosso com a mãe: --Mulher! Bla, bla.-- Mas faz o milagre do vinho. Um conviva se injuria e fala com o pai da noiva: --Mar colé? Você maloca o vinho bom pra final?
Daí a regra de servir primeiro o vinho bom. Sempre marco touca nessa. Vamos ao melhor e mais importante: a comida.
Você não precisa ser carnívoro para apreciar a melhor churrascaria aqui ou no Texas ou em Chicago, ou São Paulo ou em vários outros locais aqui nos EUA. Os legumes, saladas, guarnições, tudo é tão incrivelmente fresco --êpa! -- sem segundas leituras. Os aspargos, corações de alcachofras e palmitos são de um tamanho jurássico. O agrião vem limpíssimo, coisa rara por aí. Tem um monte de saladas que brasileiros servem aos domingos: salpicão, salada de batata, tem pimentão grelhado em uma festa multi-colorida de pimentões: verdes, amarelos e vermelhos, queijos e pães, molho à campanha, frios. Só as saladas já dão pra alegrar um ser faminto.
Quando as carnes começam a passar os carrnívoros ascendem ao seu nirvana gastronômico. É alcatra, fraldinha, picanha, filé com bacon, filé com alho, "cordeiro" (jamais poderia tocar em cordeiro, lembra Igreja Católica) e tem até costela cortada pra gente.
Embora o sistema seja como o do Marius, bolacha verde/bolacha vermelha, ou seja churrasco corrido, não é que esses homens boa-pinta seguem trazendo as carnes? Ai, tentação, ai a gula.
E tem o pão de queijo, a banana cozida, farofa(a minha é melhor) mais arroz e feijão? Ahh, o delírio de refrigerante no exterior: guaraná diet da Antártica.
Agora, depois de meses de escapulidas na hora do almoço para ir até o Fogo de Chão, vejam que maravilha, as fotos aumentam de tamanho, os rapazes estão mais à vontade. Ontem um deles até piadinha de futebol lascou pra cima de mim. Nunca sei de nada dos resultados, sei que todos da casa são "Colorado". Ele me contou como o Inter fez gol no final do segundo tempo contra ... o meu Botafogo. Acho que isso quer dizer que já somos amigos... Viramos cariúchos?
Sphere: Related Content
Aqui na minha cidade falta em lazer e entretenimento. Por exemplo, hoje é sábado e não tem nada pra fazer na cidade. No máximo aquelas mesmas lanchonetizinhas que os garçons nos tratam com indiferença, ou pior, tem uma especifica que os garçons ficam cantando nossas acompanhantes na cara dura...
Posted by: Danilo | 10-02-2007 at 10:58
Danilo:
Pior era viver em uma cidade com vários atrativos mas sentir-se vazio por dentro. Como diz a canção, "Ai, a solidão vai acabar comigo" Ou Antonio Maria ou Dolores Duran.
Talvez vocês devessem organizar umas festosas em suas casas, de preferência looonge dos pais ;)
Posted by: tina oiticica harris | 10-02-2007 at 12:09
Temos que marcar nosso churrasco por aqui. Pena que não temos mais Fogo de Chão...
Posted by: marcus | 10-02-2007 at 12:16
Geralmente, a melhor parte não é o churrasco em si, mas tudo aquilo que vem junto com ele (acompanhamentos, ambiente de descontração, etc.)
Posted by: Gabriela | 10-02-2007 at 18:24
gaúcho que sou, fiquei com MUITA vontade de comer um bom churrasco.. sorte amanhã ser domingo e no domingo, churrasco é lei aqui em casa.
hahaha
Posted by: Moskito | 10-02-2007 at 21:06
Recentemente, uma pesquisa com turistas "neste país" descobriu que o prato típico brasileiro é... churrasco!
Posted by: José Antonio Meira da Rocha | 16-02-2007 at 10:10