Por quê Mutantes? Fotos, Música, por Nicolas Rouquette
São quase seis horas da tarde aí. Estou resfriadíssima. No link, da UOL, há muitas fotos. Na página principal à direita verão ícones; um para vídeo, que só funciona para membros da UOL. Outro para som. Ao clicar caírão em outra página com todos os LPs e CDs dos Mutantes listados, inclusive os CDs novos, do show em Barbican.
A impressão que tive foi dos links conterem os LPs inteiros. Mas estou resfriada desde ontem ou anteontem; ouvi ium pouquinho e dormi. Hoje dormi mais e já-já volto para a cama que é lugar quente.
Talvez haja gente se perguntando -- Por quê Os Mutantes? Os Mutantes podem ser "modinha" para muita gente. Confesso que me admiro com o número de teses acadêmicas sobre a Tropicália ou sobre o Hélio Oiticica. Os Mutantes entraram na Tropicália com o rock 'n' roll. Eram quase garotos na época. Rita Lee, a mais velha, fez 59 anos este dia de Réveillon passado. Para mim, eram o máximo. Fui nos festivais onde se apresentaram no Rio de Janeiro, praticamente acampei no Teatro Casa Grande. Ao lado do meu poster do George Harrison estava um dos Mutantes.
Em 1970 eles apresentavam-se no "Som Livre Exportação". Tinha amigos que trabalhavam na Bobo; íamos ao programa, minhas amigas e eu todas as semanas. A Rede Bobo trouxe de volta o Caetano. Ele se apresentou justamente neste programa, depois no Teatro Municipal com o Gil. Foi muita emoção, depois de ouvir falar das torturas pré-exílio.
Os Mutantes são mais que a música rock psicodélica tropicalista para mim. São porta-bandeira com guitarra elétrica, muitas boas memórias de uma colegial do Santa Pústula, super-nerd e geek. São minha mutação para o ser que sou hoje. São gente fina, são uns puta músicos, meu. Foram mais uma pá de cal na minha caretice e no medo do lobo mau.
Será que dá agora para passar para vocês o quê é a volta dos Mutantes para mim e sei lá quantos da minha geração? Ao vivo, sucesso em Londres e nos EUA. Sucesso em São Paulo. Não os vejo desde 1971. Desde o Dia 36, ha-ha.
Sphere: Related Content
Não os conhecia, agora já me sinto dentro da notícia!
Posted by: Daniela Mann | 30-01-2007 at 13:06
Saudações
Mutantes é muito, muuuito bom!
Acho que a Rita Lee perdeu uma grande oportunidade de fazer história nessa volta deles.
Tudo bem, a Zélia manda bem!
Abraços
Posted by: Defensor | 30-01-2007 at 14:04
Agora, sim, Tina! Valeu pelo link, muito bom.
Posted by: Cláudio | 01-02-2007 at 10:55