« Pró-Anarquismo | Main | Contra o Sectarismo por José Oiticica »

06-10-2006

Professor Oiticica -- Anarquista, sim senhor!, por Nicolas Rouquette


A Fazenda- O Riachão; perto de Rio Largo, Alagoas, onde quase todos nasceram
Riachaoalagoas

O pensamento anarquista de José Oiticica--dados biográficos


Este é sério. Foi escrito pelo meu tio-avô, avô do Hélio Oiticica. Ele era professor de português no Pedro II. Reprovava até sobrinhas, como algumas das irmãs da minha mãe. Era caxias nos seus estudos da criação da primeira gramática moderna do português. Só saía de sala de aula quando preso.

Lá vinham os canas e diziam: --Vamos, doutor, o senhor é comunista! Ele, indignado, retrucava: -- Comunista, não. Anarquista! Lá ia meu avô, que era getulista, populista, chegado até a um espiritismo, tirar seu irmão do xilindró.
Tio Cajuza escrevia com cotoquinhos de lápis no bonde. Entretanto, suas filhas eram "modernas" como diz minha mãe. Sonia foi ser atriz de Nelson Rodrigues. Tio Cajuza amava à manera tradiconal da época. Sua poesia era parnasiana. Quase morreu de anorexia quando seu pai proibiu seu noivado ou casamento com tia Sinhazinha. Meu avô, o Chiquito e o mais velho, rogou ao seu pai flexibilidade por seu irmão, morrendo de amor. Tio Cajuza teve um montão de filhas, cinco: Vanda, Sônia, Selma, Laura, Dulce e um filho, o José Rodrigo Leite e Oiticica Filho, entomólogo, o qual por sua vez teve três filhos: César, Cláudio e Hélio. Hélio é devorado hoje, quase quarenta anos após sua morte, com montes de teses sobre sua arte.

Escrevo esta pequena introdução ao texto do José Oiticica porque noto haver um fenômeno popular em que as criaturas políticas passam a ser símbolos e perdem suas características humanas. É um fenômeno parecido ao que ocorreu comigo e os pré-púberes do malfadado fórum ao qual pertenci. Por algum motivo, quando já não mais freqüentava o fórum, virei um mito do mal, sem sentimentos ou família, ao qual todo ódio do mundo podia ser direcionado e para quem qualquer vandalismo servia. Meu marido diz que basta um para incitar o resto. Este processo cujo nome não sei, despersonalização? parece ter a ver com os joguinhos eletrônicos e TV e toda a violência que nos cerca.

Lembrem-se que todos os políticos são gente e não símbolos simplesmente. Há maneiras de conduzir um debate político civilizado. Devido ao alto interesse no movimento anarquista, desenterrei um texto do José Oiticica. Não pensem que as idéias não prestam "porque são velhas." A Bíblia ainda tá valendo para muitos e é velha pacas. O comunismo de Marx, Engels e Trotsky também é velho.

Tampouco pensem que na hora do vamos ver os que têm vão simplesmente dizer:

--Ah, que cansaço dessas Mercedes Benz, barcos, casas ao redor do mundo, comprinhas na Daslu. Vou passar minha fortuna pra vocês porque só o proletariado é a classe revolucionária e poderá cumprir as promessas que nós burgueses fizemos e não cumprimos, desde a Revolução Francesa porque não somos a classe verdadeiramente revolucionária. Ufa!

Vamos cair na real e torcer que não seja aquela sangueira da Revolução Francesa e que o Brasil mantenha sua tradição de troca do poder com lutas nas coxas. estarei alternando textos de humor e textos sérios, idealmente meus leitores saberão diferenciar uns dos outros. Gosto de política, gosto de justiça. Não voto no Brasil. Votarei aqui na primeira terça-feira de novembro.

Mal tinha escrito sobre o tal fórum me aparece um infeliz estúpido zoando o trote que meu filho passou, bárbaro. Tudo foi resolvido se esse cretino soubesse ler inglês. Ah, os anônimos da Internet! Que sofram com demônios zurrando seus nomes 24/7 em vozes bestiais enquanto todo tipo de castigo lhes for dado. Pois é dando que se recebe. Gostou da atenção da Mommy, chuchu? IP 200.18.252.42. Abre as pernas, coração que a cabecinha passa.
Professor José Rodrigo Leite e Oiticica, tia Sinhazinha, José Filho, a menina de olhos azuis é Dulce Familia_prof

Próximo post por José Rodrigo Leite e Oiticica, filólogo, professor e anarquista.

View this photo



Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00d834ba2bbd53ef

Listed below are links to weblogs that reference Professor Oiticica -- Anarquista, sim senhor!:

Comments

Defensor

Tina, esses teus textos estão muito bons! Lendo sobre seu avô, lembrei do meu - qualquer dia vou postar algo sobre ele. O velho era tesoureiro do Partido Comunista nos idos de 60. Estava sempre "foragido". Quem salvava ele era meu tio avô, que era militar. Por causa disso meu pai não pode nem escutar a palvra comunismo...
Abraços

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll