Faz um ano de falta de tradição este mês, por Nicolas Rouquette
Faz um ano este mês que abri o Universo Anárquico no blogspot.com. Comecei mais neófita que aluna de colégio de freiras no meio de um deserto, sem tuaregues, com freiras frígidas, sem refeições que de longe sugerissem objetos fálicos. Não sabia escrever nada de HTML. A MarianNa tentava me mandar comentário explicando que era depois de li, sei lá que li e depois de a href, mas onde estava isso, que não via nada.
Foto tampouco sabia colocar nos textos e tinha o maior medo de dar zebra e perder o texto. Mas vamos e venhamos, se crianças de fraldas sabem fazer um blog, até a jurássica aprendeu. Realmente não tem mistério. Concordo com meu marido quando diz que HTML é instável e tosca. Instável por um mesmo blog, ou seja, com a mesma versão de HTML, poder apresentar leituras compatíveis ou não com o meu UTF-8 dentro da mesmaa página.
Ou um blog também em UTF-8 aparecer todo cheio de %$#@78()+-12 na minha tela. Eu uso UTH-8.
HTML é tosco por necessitar vinte linhas de código para escrever um pop-up com aumento de tamanho do objeto contido no pop-up. Meu marido desenhou um pedaço de código de 10 linhas e baixou um guigabaite de informações, links e fotos. É a diferença entre time de várzea e o Botafogo.:wub:
O começo do Universo Anárquico exigia menos energia que hoje. Conhecia dois blogs, os que me tripudiaram na orkut. Passei a conhecer alguns mais. I ao quadrado mais ou menos isso, promissor, com uma novela fantástica, sentido strictu. Um garotinho que dizia que tinha 19 anos, que era professor de inglês e que era gay. Dizem que voltou. Através deste blog tosco encontrei o F World, do Chico Rey. Chico é de uma franqueza seca quase brutal. O garotinho cismou comigo, passei a ter pré-aprovação, ele falou mal de mim e deu uma resposta atravessada pro Chico que lhe deu outra. Muito poucas são as pessoas que já me defenderam na Net. Daí veio o link, e olhem que o Chico é "veterano " na Net:P.
Não me lembro de onde veio o blog do Carlinhos Dudu, que hoje é do 2 jaguara com o Tazo. Sei que do Paraná, mas não sei através de qual blog.
O mundo de outros blogs se abriu para mim depois que a lista dos participantes da Festa do Cálice Vermelho foi publicada em vários blogs. De alguns tinha ouvido falar ( mal ) só que não fazia idéia de que estilo poderiam ser aqueles blogs. Foi quando comecei a visitar outras paradas e a ser visitada. A Doutora Mann já me conhecia desde o seu começo, em dezembro de 2005, acho. É o blog de mais sucesso que conheço para quem não é veterana da Net e é portuguesa, ainda por cima, vejam só vocês.
Agradeço a todos os meus leitores, os que se transpuseram de blogspot.com para attu.typepad.com/ para ver a quantas anda o besteirol da casa. Ainda sem tradição, descobri que existe uma qualidade chamada tradição de Internet. Mais Quintino que isso, não sei não. Conheço Quintino. Governador Valadares também--20% da população de GV tá aqui.
Então imagine que um gênio blogueiro muda-se para o Brasil. Oh, noes! Vai ter que ralar seis anos aqui para ter tradição, lamber os pentelhos dos tradicionais, levar esporro deles, ser expulso de comunidades por causa de jovenzinhas histéricas, as quais, de acordo com seus próprios panelistas, precisam ir foder? Ah, e gringo não tem direito a defesa. Na Blogoslândia "veterana" da orkut ele é culpado antes do julgamento e da sentença.
O argumento para que eu deletasse meu blog porque ele não tem tradição, ou a peçonha de blogueiros ora falidos ora chauvin ao ponto de se fizerem a barba e um único fio cair na boca dará um a carga de hormônios equivalente a um quazilhão de volts, e excesso de hormônio masculino diminui o número de neurônios, sério, estes foram os pontos mais decepcionantes para mim durante a crise da famosa treta de trinta e cinco dias.
Tradição ou no tradition, eu dei o furo da mudança de opinião da Google, Inc. Aqui. Com a ajuda do gatésimo Victor do blog Buraco é mais embaixo., forever in your debt, sempre grata.
E destaque para o apoio do Eudes da Rapadura.
Meu outro furo foi a semelhança brutal entre o Pan Rio 2007 e os malvados do Andre Dahmer.. Mais a estória exclusiva sobre a concorrência dada de mão beijada para Dupla Design. Na hora em que foram publicados sem cores, lado a lado, só não viu o óbvio ululante aquela blogueira que tem seis anos de blog, português de sexta série, não sabe HTML, deve ter uns vinte posts ao longo de sua carreira, e é inquilina permanente do Blogueiros do orkut, o amontoado mais preconceituso, provinciano, imbecil, careta, reacionário, xenófobo, racista, misógino, anti-gay... também é um monte de mal baisée ou pas baisée de tout. Acho vergonhoso que uma comunidade com mais de 2000 inscritos fique escrava nos teclados daquele mulherio frustrado insuportável e mais uns gatos pingados que por lá aparecem. Umas cem pessoas, uma panelinha menor que as que eu usava pra brincar de boneco. Ou da cárie do meu molar superior anterior direito.
Menos de um ano de blog. Meus furos em inglês, no Anarchy Across the Universe1.blogspot foram incríveis e censurados. Os três eram sobre Gitmo, a prisão em Cuba onde ninguém sabe e ninguém viu. Por alguma razão "misteriosa" as notícias ficaram presas.
Outro lance em que fui contra a maré e sem tradição de Internet: o post longo. A fórmula que aprendi que tinha que ser era post "texto-figurinha-texto-figurinha-texto."
Mas não é. Não precisa ser isso. Há variantes desse tipo de post. Eu gosto do post embromation e assumo que é embromation mesmo. Infelizmente minha cabeça é despirocada ou espiralóide; pensamento linear é chato. Menos que chato, pois chato requeer duas dimensões; linear, uma. Aqui no Universo Anárquico, ou no UA, ou no Anarchic Universe ou no anarchyacrosstheuniverse1.blogspot já tivemos drama, romance, comédia, resenhas de rock, de MPB, restaurantes, blogs, dietas, entrevistas, poesias, cartinhas, jornalismo investigativo, política com tomada de posição, nada mau para um blog sem tradição na Internet.
Não digo nada disso com rancor, de maneira nenhuma. Tenho orgulho dos meus blogs, ainda vai rolar muito mais por aqui. Amo meus links. Todo mundo sabe a regra: tem que postar com algumas raras e honrosas exceções.
Quem sabe o segundo aniversário do Universo Anárquico será no Rio de Janeiro? Virá comigo meu chefe gringo e amiga. Ele é canadense, não morde. É o dono do blog mais bonito que conheço. E o da Denise Arcoverde é lindo também E mulé linda tem aqui
E assim chega ao fim o post de "Porque hoje é sábado." Já checaram o site do Vinícius? Dá pra montar seu livro de suas poesias favoritas. Ah, Tem dois blogs que acrescentei recentemente. O Blog do Noel e o "Eu Bebo' do Helder Jr. No blog do Noel tem foto do Eduardo do Faz Sentido. Com a magriça da Juliana Paes, a que não usa calcinha. E um guia de HTML de vale-brinde.
Sphere: Related Content
Tina, quantas aventuras e histórias neste "Universo Anarquico"?
Muitos parabéns pelo aniversário do blog e espero que nos possa proporcionar mais momentos fantásticos, durante muitos mais anos, com os seus posts sempre tão bem escritos. Este é sem dúvida, um blog de leitura obrigatória, onde a inteligência e o bom humor andam de mãos dadas!
Mais uma vez, os meus parabéns, a Tina merece!
Abração da Daniela
Posted by: Daniela Mann | 21-10-2006 at 13:30
Tina, sei muito, muito bem o que e' tudo isso, passei poucas e boas, na blogosfera, mas cheguei a um momento que nao quero mais nenhuma das "poucas", do' das boas. Cansei de confusao e gente baixo astral, apareceu assim por la' e' deletado. A vida e' curta e ja' cheia dos seus inevitaveis problemas pra gente se desgastar com pessoas que a gente nao sabe nem de onde veio.
Parabens pelo aniversario do blog! beijos!
Posted by: Denise Arcoverde | 21-10-2006 at 20:23
Feliz aniversário, jovem!E que continues postando por muitos anos, ainda!
Posted by: Moziel T.Monk | 22-10-2006 at 12:20