Meu refrigerador não funciona, por Nicolas Rouquette
Há sei lá quanto tempo temos esse refrigerador que teria sido o leit motif da canção dos Mutantes em que o Arnaldo Baptista dá um show no teclado e voz, que se contrapõe à voz da Rita Lee, meio que a la Janis Joplin, dizem. É a grande e magnífica Meu refrigerador não funciona. Vi a performance várias vezes em um show quase sempre com pouco público no Teatro Casa Grande no Leblon. Melhor para mim, que assim pude conhecê-los de perto. É uma das músicas mais fodásticas dos Mutantes e menos incluída em compilações e shows.
O espírito humorístico dos Mutantes é claro na letra. Em geral os blues sempre são lamentos de um cara que marcou feio com sua mulher e pagou brabo. A mulher o flagrou com outra, ele não a tratou bem, homem adora aprontar para depois chorar. Ao mesmo tempo que os queixumes femininos são a regra, as mulheres em geral admitem que não são perfeitas. Tocam o cara pra fora de casa mas não querem encarar a solidão.
A formação de vário anos de estudo de piano revela-se no teclado do Arnaldo de maneira bem óbvia. Ele dá um show à parte nesta música.
Em Meu refrigerador não funciona o objeto da paixão ou queixume masculino é o refrigerador. A introdução de Rita é a dor tradicional das mulheres sofredoras nos blues acompanhada do órgão de Arnaldo e tremenda percussão do Dinho. Em inglês, língua do pai dela, Rita manda versos que se buscados estarão em trocentões de blues -- I feel good, I feel blue, I feel light, try my honey, try my money, try to get some of my loving. Don't be late tonight, I'm not good at all, I'll try anything you want, I 'll be good, don't want to be alone.
Infelizmente as mulheres sofrem nas mãos dos homens e alternam a dor com a culpa, misturando nesta fórmula tentatias de chantagem ou suborno emocional. Uma amiga minha sempre dizia, No money, no honey. Esta era extremista em evitar problemas de coração.
Em Meu refrigerador não funciona à Rita segue o lamento de Arnaldo repetindo, O meu refrigerador não funciona, eu já tentei de tudo, Eu tentei de tudo, diversas vezes, o meu refrigerador não funciona, a ênfase em show de orgão e de solo com instrumentos de sopro.
Os dois se unem na última parte, desta vez tanto um quanto outro usando versos que eram ou de Arnaldo ou de Rita. Serginho manda na guitarra e é o fim de Meu refrigerador não funciona.
E o refrigerador? Além de ser um elemento comédia ele poderia simbolizar os problemas masculinos para entender as mulheres. O meu refrigerador ora esquenta e sua ora congela demais. O coração masculino --onde estará?-- talvez por seus problemas de temperatura mal regulada, ou é gelado quando a mulher requer empatia ou é quente e abusa do direito de agredi-la. E esta é exatamente a essência dos blues.
Os Mutantes captaram tudo isso em um simples refrigerador que não funciona. O meu não é simbologia. Não funciona e preciso de outra. Sites de Arnaldo e Rita no blogroll.
Guitarra do Hard Rock Cafe e vai pro Serginho se o Arnaldo deixar ( :
Sphere: Related Content
hoje um post diferente...
vai lá dar uma espreitadela , pois acho q vais gostar.
beijos
Posted by: greentea | 31-08-2006 at 02:04
Eu já tentei de tudo...
Não!Não...
Funciona!
Abraço.
Posted by: 4 Slot´s Fallen | 31-08-2006 at 11:36
'Daputa!' Se não me engano escapou da mixagem!
Posted by: Mário | 17-09-2006 at 14:40