A beleza da língua, por Nicolas Rouquette
Uma desvantagem da moradia no exterior é a dificuldade de assimilação de novas expressões na língua mátria. Esta semana aprendi uma expressão nova, para mim. Ainda é gíria, pois nem todos que falam português entendem esta expressão. E adicionada a mais uma dupla de palavrinhas torna-se gíria sintética, ou falsa.. Gíria sintética é a gíria original usada com adição de expressões que não fazem parte da frase original e são falsas. Um exemplo clássico é : Gag me with a spoon. Gag me, que seria Faça-me vomitar (que horror!) era natural no auge da era do Valleyspeak. O with a spoon foi criado pela imprensa ou filmes e nunca foi usado pela juventude dos anos 80 USA. E por isso é sintético.
A expressão que aprendi é extremamente erótica, pode ser também alucinógena, depende do contexto do seu uso. Vamos lá a um exercício para que aprendamos a usar esta expressão tão original.
1) Fiquei tão pau com ela que disse que ela estava viajando na maionese. Queria defender meu miguxo também. O moderador da discussão viajou na maionese e ela é que dançou.
2) Estava só na minha casa, todos tinham viajado.
Não tive saco de limpar a geladeira. Já tinha um mês que não tomava banho. Um dia de feriado estavam todas as lojas fechadas, até a que fica a cinco minutos a pé da minha casa. Tirei um pão mofado da geladeira e abri a maionese. Estava com bolor. Juntei os dois e comi tudo. Viajei na maionese umas quarenta e oito horas, fiz um monte de coisas, não sei de nada. Foi a maionese.
3) Será que Monica viajou na maionese nos seus encontros com o Jefferson? Será que o gosto da maionese é igual?
4) Por falar em viajar na maionese de esqui, por quê não vamos resolver isso em Geneva? E usamos a maionese sem o esqui?
http://www.brasilnordeste.com.br/Artigosenotícias/Notícias/Terceirosetor/Gerenciador/tabid/87/articleType/ArticleView/articleId/1942/DireitosHumanossugereexclusodoOrkutdainternet.aspx
Sphere: Related Content
Olá! A língua portuguesa é fabulosa e muito rica mesmo.Tenho apenas 24 anos, não gosto de escrever muita gíria, mas falo muitas. Quanto aos garotos que estavam (ou estão?) me zoando, faz parte do show. Eu já estou acostumada e nem me aborreço. Sempre respondo a ofensa a altura e depois esqueço o caso. Quando os comentários no meu blog são maldosos e ofensivos, simplesmente deleto. Nem me preocupo em responder ali... Um abraço!
Posted by: Lia Drumond | 24-08-2006 at 06:13
Hmmm... viajei na maionese, mas consegui pegar a idéia geral do texto. Afinal viajo com vc como guia turística, aqui no UA! :) beijocas
Posted by: Eudes | 24-08-2006 at 08:05