« links for 2007-11-22 | Main | links for 2007-11-24 »

23-11-2007

Megan Meier - vítima fatal de Anônimos da Net, por Nicolas Rouquette


Megan Meier era uma adolescente gordinha depressiva com treze anos de idade. Seus pais a separaram de uma amiguinha por causa de conta no MySpace sem autorização deles. Com o passar do tempo, deram permissão para que ela abrisse  conta  própria no MySpace, com supervisão.
Megan ficou toda animada com o aparecimento de um namorado virtual, Josh. Este a elogiava e a enredou até o golpe fatal: caiu na pele dela e disse que ela era tudo de ruim que se possa imaginar. A transcrição final do papo contém uma frase cruel de Josh, o qual havia espalhado para várias outras pessoas sua zoação da Megan.

A última frase de Josh foi: -- O mundo seria melhor sem você nele.

Os pais dela preparavam o jantar enquanto Megan se enforcou dentro do seu armário.  É o terceiro caso de jovens que se suicidam por serem vítimas de assédio anônimo na Internet aqui neste país doido.
Neste caso, o absurdo é que foram a mãe da "amiguinha", uma funcionária do negócio desta senhora e sua filha que aparentemente criaram "Josh." Deleitaram-se com os requintes de flertes enredando a menina até que partiram para a jugular.
O Los Angeles Times alega na chamada de capa, clique para o link, que parece não haver castigo previsto para este tipo de crime, crime pessoal, assédio anônimo de outra pessoa. Crimes pessoais são: injúria, difamação, calúnia.

Só que rumo ao final do artigo, uma advogada, a diretora executiva de http://wiredsafety.org levanta a lebre que cortaria o tesão da tragédia se publicada na primeira página. Tom Zé mandou bem sobre jornais que jorram sangue em "Parque Industrial". Disco "Tropicália."

Artifício semelhante do LA Times foi a chamada de capa da revista de domingo sobre Cory Kennedy: na capa a chamada dizia que a menina era famosa na Net e a família nem sabia.  A família sabia muito bem o que acontecia; só que se  tem que ler com atenção o artigo.

Pois na reta final do artigo sobre o suicído da Megan Meier, vem a lei que pode ser usada contra este tipo de crime: assédio com anonimato na Net.  É uma lei federal sobre assédio em meios de telecomunicação que recebeu emenda em 2005.

Esta lei proíbe que pessoas usem o anonimato na Internet com o intuito de chatear, abusar, ameaçar ou assediar outra pessoa.

O fato da mãe da amiguinha, a própria e pai irem ao funeral, oferecerem consolo à família e serem vizinhos de uma garota que eles sabiam que tinha problemas de ajuste social torna este caso hediondo, grotesca prova do pessimismo de Mark Twain quanto à raça humana, no meu entender.

Megan Meiers tinha apenas treze anos.

Vocês dirão que estão no Brasil. Lembrem-se de que a maioria dos casos de Anônimos da Net ocorrem em organismos cujas sedes são nos EUA. O intuito não é de processar ninguém. É de denunciar e remover os indesejáveis que se escondem no anonimato para fazer maldades com outras pessoas.

Mesmo em organizações tipo o fotolog ou Google, há um limite de impunidade do Anônimo da Net.  É quando as .com começam a perder dinheiro por causa das mesmas pessoas. Acende uma lampadinha para matar bichos escrotos até no Google.com e derivados.


O meu caso com o fotolog que fingia ser meu com montagens de fotos  minhas com copyright e uso de frases de um fórum no orkut, algumas de minha autoria foi resolvido a duras penas, sem advogado, através de e-mails. Quando o Google finge que não se importa de ter perdido o Facebook é claro que é mentira. Até as cores do orkut haviam mudado para combinar com Facebook.

Google perdeu porque Google geralmente ignora queixas de usuários e hospeda um monte de Anônimos da Net, cuja diversão é assediar outros usuários, seja no Blogger, seja no Orkut.  Talvez quando Google começar a perder dinheiro se toque.

Deixo aqui a dica do WiredSafety.org, que inclui leis de vários países, inclusive o Canadá.  Se você, leitor, acha que é melhor deixar pra lá, pense em uma Internet limpa de bichos escrotos que nada mais merecem que uma chinelada em canto de parede e valem menos que o cuspe de um mosquitinho.

Passou o tempo em que zoadas sobre a minha idade, 55 anos, minha redação ou meu inglês me deixavam iradíssima. Hoje tudo isso é irrelevante.  Relevante para mim é tratar bem meus leitores, passar informação útil como esta e me divertir escrevendo.

Bom dia mundo lusófono.






Sphere: Related Content

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8341caa9f53ef00e54f8c09268833

Listed below are links to weblogs that reference Megan Meier - vítima fatal de Anônimos da Net:

Comments

Flávia Nogueira

Nossa Tina, que triste essa história... Eu não entendo o que passa numa mente doente dessas. Credo em cruz.
Beijos

Daniela Mann

Que história arrepiante!!! Tadinha da menina!
Esses merecem mto mais que chinelada, MALVADOS!

Gabriela

Credo. Mais uma prova de que, apesar de a Internet proporcionar relacionamentos virtuais, as coseqüências são mais do que reais...
Quantas vítimas inocentes serão perdidas até que se faça alguma coisa para acabar com a possibilidade de anonimato e subsequente (quase sempre; há muitas brechas a lei) impunidade?

tina oiticica harris

A SaferNet brasileira deveria contatar essa organização USA, que tem afiliadas em todos os países possíveis. A maioria dos problemas ocorrem em organizações Google: orkut, Blogger, YouTube, MySpace. O fotolog é "powered by Google." O dia em que a mídia daqui for menos covarde e lembrar que há leis coibindo abuso na Net, as coisas melhoram. As pessoas precisam saber dos seus direitos. Seria legal se a SaferNet entrasse em contato com a WiredSafety.org. Gostaria de estar viva e na Net para ver esses bichos escrotos esmagados.

The comments to this entry are closed.

Google

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Amigos do Universo Anárquico℠

    Foto Flickr

    • Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro
      www.flickr.com
      This is a Flickr badge showing photos in a set called Pedra do Arpoador,Ipanema, Rio de Janeiro. Make your own badge here.

    Last.FM

    Universo Anárquico℠ Blog Roll